Chás são as melhores bebidas para manter a saúde cardíaca, diz estudo Ouvir 5 de julho de 2024 As bebidas que tomamos podem influenciar diretamente a nossa saúde cardíaca e a lista das que fazem bem, infelizmente, parece ser mais curta do que a das que fazem mal. Realizada por pesquisadores de saúde pública da Austrália, a investigação revisou 20 estudos que relacionavam o consumo a longo prazo de diferentes bebidas com a mortalidade por doenças cardiovasculares e descobriu que apenas os chás traziam benefícios. O estudo publicado no Current Developments in Nutrition em fevereiro selecionou seis tipos diferentes de bebidas que apareceram em todos os estudos. Foram comparados os efeitos de bebidas artificiais adocicadas, café, suco de fruta, energético, opções alcoólicas e chás. Leia também Vida & Estilo Nutris listam 5 chás que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer Vida & Estilo Confira 11 chás perigosos para grávidas e seus efeitos na gestação Vida & Estilo Conheça 7 opções de chás naturais que desincham e aliviam a ansiedade Saúde Xô, ansiedade! Confira 8 opções de chás com efeito calmante Os estudos feitos entre 2010 e 2023 apontaram que o consumo a longo prazo de chás foi relacionado ao menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares em todos os adultos. O grupo que mais tomou chá teve 4% a menos chance de morrer por doença cardíaca que o que ingeria porções menores. Os chás mais frequentes nas pesquisas foram o preto, verde e branco. O café também teve resultados positivos, mas apenas para homens. Nas mulheres, a bebida aumentou levemente o risco de doença cardíaca fatal. Os chás foram considerados mais positivos nas pesquisas por serem fontes de polifenois que retardam o envelhecimento celular, melhorando a saúde cardíaca sem estimular o órgão tão intensamente quanto a cafeína. Além dos chás A maior ingestão de álcool foi associada à maior incidência de AVC em ambos os sexos, assim como também apresentaram riscos as bebidas artificiais adoçadas, como refrescos de caixinha e refrigerantes. Os dados sobre sucos de fruta e energéticos foram conflitantes ou considerados insuficientes entre os estudos analisados. No caso do suco de fruta, por exemplo, apenas uma pesquisa teve resultados evidentemente negativos. Publicada em 2023, ela comparou pessoas que tomaram as maiores doses de suco integral de maçã, laranja e uva com as que ingeriram menores quantidades, e descobriu que havia maior tendência à diabetes e ao risco cardiaco em quem abusava da conta. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Gamers podem ter risco aumentado de desenvolver bruxismo. Entenda 20 de junho de 2025 Nos últimos anos, estudos têm associado o aumento do tempo diante de telas com o crescimento dos diagnósticos de bruxismo na população, especialmente entre crianças e adolescentes. Contudo, ainda restam muitas lacunas para entender o que pode estar levando à combinação entre estes dois fenômenos. Uma das hipóteses é que… Read More
Reclamar demais pode afetar sua saúde mental, alerta psicólogo 3 de junho de 2025 Todo mundo reclama, mas quando isso vira rotina, afeta profundamente a saúde mental. O psicólogo Anderson Siqueira Pereira, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revela como transformar esse hábito. Reclamações em excesso podem aumentar ansiedade e prejudicar o cérebro. “Reclamar só é saudável quando gera reflexão… Read More
Notícias Andressa Urach: veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua 31 de julho de 2024 A influenciadora e produtora de conteúdo adulto Andressa Urach chocou a web ao revelar que fez uma cirurgia para bifurcar a língua. “O que acharam da minha língua de cobra?”, perguntou ela no Instagram. O procedimento foi feito na segunda-feira (29/7) com o objetivo, segundo a influenciadora, de ajudá-la a… Read More