Chip da beleza: sociedades médicas pedem maior fiscalização à Anvisa Ouvir 22 de dezembro de 2023 Um grupo de sociedades médicas pediu, nesta quinta-feira (21/12), providências à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto ao uso indiscriminado de implantes hormonais no Brasil. Em carta aberta, as entidades solicitam que a agência fiscalize a comercialização e o uso do chip da beleza, pois o implante hormonal proporciona riscos de complicações renais, hepáticas e infecções. Segundo o documento, os implantes contendo esteroides anabolizantes são divulgados e prescritos como parte de estratégias que fazem apologia a um corpo perfeito e a um suposto estilo de vida saudável. “A aplicação desses implantes está atrelada a um viés altamente comercial, sendo vendidos nos próprios consultórios médicos como ‘chip da beleza’, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, para redução da gordura corporal, para aumento da libido e da massa muscular. A prescrição desses agentes está banalizada e disseminada, com divulgação livre nas redes sociais, sem o devido respaldo ético e científico da Medicina Baseada em Evidências”, diz o documento. A prescrição de “chips da beleza” já foi proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por suas consequências maléficas para o organismo. Chip da beleza e complicações no cérebro No início deste mês, uma jovem de 20 anos foi internada em estado grave em um hospital particular de São Paulo após desenvolver um edema cerebral 24 horas depois de aplicar um implante que continha ciproterona, gestrinona, testosterona e ocitocina. Aparentemente, os hormônios injetados na jovem aumentaram a quantidade de água no corpo dela e reduziram o sódio no organismo, o que resultou em uma retenção líquida no cérebro. A carta aberta foi assinada por Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso); Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Maria Celeste Osorio Wender, presidente eleita da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); Fernando Carmelo Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE); Levimar Rocha Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); Alfredo Felix Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Marco Tulio Gualberto Cintra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Câncer no coração: cardiologista alerta para falta de ar 31 de março de 2026 Especialistas explicam como câncer no coração pode provocar falta de ar e sintomas confundidos com doenças respiratórias Read More
É verdade que suplemento de palatinose engorda? Nutri responde 22 de março de 2024 Você conhece um suplemento alimentar chamado palatinose? Extraído do açúcar de vegetais, especialmente da beterraba, ele tem conquistado frequentadores de academias por aumentar a energia para os treinos. Ele é um carboidrato de absorção lenta e que fornece energia por longo tempo, sendo ideal para pessoas que fazem treinos longos… Read More
4 razões pelas quais a água com gás é uma boa escolha para o corpo 14 de agosto de 2024 A água com gás tem ganhado popularidade como uma alternativa refrescante à água comum e outras bebidas açucaradas. A bebida oferece vários benefícios para a saúde. A bebida possui os mesmos micronutrientes que a água natural, a diferença é a adição de dióxido de carbono (CO2) na composição. O gás… Read More