Comer feijão melhora a saúde metabólica e do coração, diz estudo Ouvir 4 de junho de 2025 Sempre presente no prato dos brasileiros, o feijão é um alimento altamente nutritivo, que oferece vários benefícios à saúde. Um novo estudo da Sociedade Americana de Nutrição mostra que consumir a leguminosa diariamente contribui para a melhora da saúde cardiovascular e do metabolismo. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o Nutrition 2025, congresso que aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos, entre os dias 31 de maio a 3 de junho. Eles ainda precisam ser revisados por pares para serem publicados em uma revista científica. Feijão, aliado do coração Ao longo de 12 semanas, 72 voluntários diagnosticados com pré-diabetes foram separados aleatoriamente em três grupos. Cada um deles deveria incluir uma xícara de feijão preto, grão-de-bico ou arroz na dieta diária. Ao final do experimento, a ingestão de feijão preto demonstrou uma redução importante na inflamação do organismo. Para quem consumiu o alimento, a citocina pró-inflamatória – um marcador de inflamação no corpo – caiu de 2,57 pg/mL para 1,88 pg/mL, sugerindo que o consumo dele tem ação anti-inflamatória e pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Leia também Vida & Estilo Lentilha no lugar do feijão? Nutri diz que sim e destaca benefícios Vida & Estilo Pouca gente sabe, mas este tempero no feijão pode fortalecer sua saúde Vida & Estilo 3 truques para evitar gases ao comer feijão, segundo uma nutricionista Saúde Conheça 7 benefícios do feijão-branco para a saúde Já o consumo de grão-de-bico mostrou um efeito positivo no colesterol. O nível médio de colesterol total dos participantes teve uma redução significativa, caindo de 200,4 mg/dL para 185,8 mg/dL, indicando como o alimento pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. As fibras presentes no feijão são cruciais para a saúde, especialmente para o funcionamento do intestino Os pesquisadores recomendam que as pessoas substituam alimentos menos saudáveis por feijões, incluindo-o em saladas, sopas ou junto com outros grãos. No entanto, é essencial ter cuidado com a adição de sal e açúcar durante o preparo, além de evitar as versões industrializadas. Os cientistas ressaltam que o estudo mostra como a incorporação do feijão na rotina alimentar pode ser uma forma simples, acessível e econômica para reduzir o risco de doenças crônicas. “Nosso estudo mostrou os benefícios do consumo de feijão em adultos com pré-diabetes, mas eles são uma ótima opção para todos. Essas descobertas podem ser usadas para orientar diretrizes alimentares, médicos ou programas de saúde pública focados na prevenção de doenças cardíacas e diabetes”, diz a autora do estudo, Morganne Smith, doutoranda no Instituto de Tecnologia de Illinois, nos EUA. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Maratonista revela sinal sutil antes do diagnóstico de Parkinson 28 de fevereiro de 2025 O britânico Ed FitzGerald, 50 anos, recebeu o diagnóstico de Parkinson depois que sua esposa, Abby, notou algo incomum enquanto ele corria. O pequeno detalhe, que passou despercebido por meses, acabou sendo um dos primeiros sinais da doença. Em meados de 2023, Abby, 40 anos, percebeu que o braço esquerdo… Read More
NR-1: empresas passam a responder por saúde mental no trabalho 26 de maio de 2026 Norma exige que riscos psicossociais sejam identificados, avaliados e prevenidos no ambiente profissional Read More
Notícias Jovem tem 5 AVCs após cair e tratar a dor no pescoço com quiroprata 18 de novembro de 2025 O que parecia apenas uma dor no pescoço depois de uma queda durante uma atividade esportiva se transformou em algo muito maior para Haley Schoen, 30. A norte-americana precisou reaprender a andar e redefinir sua rotina após sofrer cinco AVCs, consequência de uma lesão no pescoço que ela só descobriu… Read More