Como se manter saudável em dezembro, mês das confraternizações Ouvir 6 de dezembro de 2024 Dezembro mal começou e a sua agenda já está cheia de confraternizações com amigos e colegas do trabalho. Para muitas pessoas, é difícil equilibrar os compromissos sociais do mês com uma rotina saudável. Nas confraternizações, acabamos ingerindo alimentos mais calóricos, mais gordurosos e com bastante açúcar, além de bebidas alcoólicas. De acordo com especialistas entrevistados pelo Metrópoles, o segredo está em manter uma rotina que seja a mais próxima possível da usual nos momentos em que não estamos comemorando. “As confraternizações são pontuais e não trazem tanto impacto ao organismo. O que não podemos é passar o mês inteiro pulando de uma festa para a outra e mantendo alimentação desregrada nos intervalos entre elas, pois isso sim impacta na saúde e no ganho de peso”, afirma a endocrinologista Isabela Carballal, do Hospital Brasília Águas Claras, da rede Dasa. Leia também Saúde Sem bateria social? Veja como manter o ânimo nas confraternizações Saúde Conheça alimento da ceia que é excelente fonte de proteína vegetal Saúde Amor ativa áreas do cérebro relacionadas a recompensas e vícios Saúde Xô, mau humor! Veja 8 alimentos que melhoram a saúde mental O nutricionista Bernardo Romão de Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), considera as confraternizações importantes para a socialização e o bem-estar. Segundo ele, um ou dois dias de comilança não são suficientes para trazer impactos negativos quando a rotina é saudável. “Não precisamos abrir mão das festas para garantir o nosso bem estar. É importante confraternizar, estar com a família e os amigos. Se você tem uma rotina saudável, consegue manter os exercícios físicos e se manter hidratado, não são ocasiões isoladas que vão alterar o metabolismo de forma significativa”, avalia Romão. Como se manter saudável no mês das confraternizações? A principal estratégia indicada pelos especialistas, é manter uma rotina regular, com hábitos saudáveis como: Fazer exercícios físicos; Manter uma alimentação rica em fibras; Ter parcimônia na ingestão de gorduras, frituras e carboidratos; Beber bastante água. Além disso, a nutricionista Juliana Tieko Kato, professora do curso de Nutrição da Universidade Santo Amaro (Unisa), sugere algumas dicas para se seguir durante as festas. A mais importante, segundo ela, é não exagerar. “Atire a primeira pedra quem nunca saiu do restaurante sentido que comeu mais do que o necessário. Há uma sensação de permissividade, onde as pessoas se autorizam a comer mais do que o habitual. É importante estar consciente disso, reconhecendo o seu momento de saciedade”, considera Tieko. Outra recomendação da nutricionista é aproveitar a companhia das pessoas que estão presentes no momento das refeições. “Não tenha pressa, coma devagar e saboreie os alimentos, isso também ajuda na sensação de saciedade”, aconselha. Para as pessoas que vão participar de reuniões em casa, a dica é se planejar. A nutricionista recomenda pensar com cuidado no cardápio, optando por pratos variados, desde os mais leves até aqueles que os convidados não abrem mão. Ela indica incluir receitas com ingredientes in natura e calcular uma quantidade de comida proporcional ao número de convidados para evitar sobras e desperdícios. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Sopa engorda? Veja as principais dicas para quem quer emagrecer 10 de julho de 2024 O frio chegou oficialmente e, com ele, desperta em muitas pessoas o ímpeto de fazer sopa. Afinal, além de esquentar nos dias gelados, o prato é prático e versátil, já que se adapta aos gostos de cada um. No entanto, quem está de dieta e tem planos de emagrecer muitas… Read More
Notícias CFM autoriza médicos a fazerem propagandas em redes sociais 12 de setembro de 2023 O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou, nesta terça-feira (12/9), novas regras para médicos promoverem seus serviços em redes sociais. Os profissionais de saúde agora poderão fazer postagens mostrando o antes e o depois de seus pacientes, repostar elogios e vender produtos, desde que não sejam alimentos e remédios. Leia… Read More
Notícias Bonecos ajudam crianças a perder medo de procedimentos na Rede Sarah 2 de setembro de 2023 Passar por um procedimento hospitalar, por menos invasivo que seja, pode gerar tensão e estresse no paciente — principalmente o pediátrico. Para tornar este momento mais leve, há 20 anos, a Rede Sarah de Hospitais implementou um projeto que utiliza bonecos com gesso e suturas simulando as mesmas experiências que… Read More