Se você está tentando emagrecer ou ter uma alimentação mais saudável, já deve ter ouvido aquela história de que é preciso cortar os carboidratos, entre eles a batata. Porém, esse não é o recomendado por especialistas, que reforçam que o nutriente é muito importante para o organismo. O importante é consumi-lo com moderação e em conjunto com outros grupos alimentares.
Ou seja, você pode sim comer aquela batata deliciosa de vez em quando – ela, inclusive, é saudável por ser rica nas vitaminas K, C e do complexo B, além de conter fósforo e potássio. O que importa mesmo é não exagerar e escolher as melhores formas de preparar esse alimento de maneira que ele não fique tão calórico e não faça mal para a saúde.
Por isso, a batata frita, por exemplo, deve ser evitada e comida apenas em ocasiões específicas. Ela é extremamente mais calórica do que outros preparos por conta do óleo e pode ser maléfica para a saúde se em excesso.
A seguir, veja três formas de comer uma batata saudável e não tão calórica:
Batata assada
Esse preparo tem menos gordura e, por isso, é um dos mais saudáveis e menos calóricos, especialmente se não houver a adição de óleo ou ela for mínima. Uma dica interessante é assar a batata com casca, pois assim os nutrientes ficam mais conservados.
Se quiser algo mais diferente e saboroso, que tal rechear a batata com outros legumes ou mesmo com frango?
Confira a lista completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!