Consumir bebidas muito quentes aumenta risco de câncer de esôfago Ouvir 26 de novembro de 2025 Tomar uma xícara de café ou chá bem quente, logo após o preparo, é um hábito comum na rotina de muitas pessoas. Mas um novo estudo publicado no British Journal of Cancer faz um alerta: a temperatura da bebida pode ter relação com o risco de desenvolver câncer de esôfago. Conduzida com dados do UK Biobank, a pesquisa acompanhou quase 455 mil pessoas por mais de 11 anos para entender se a quantidade e a temperatura dos líquidos ingeridos influenciam o aparecimento do câncer. Os participantes informaram quantas xícaras de chá e café tomavam por dia e como preferiam a bebida: morna, quente ou muito quente. Leia também Saúde Veja cuidados importantes para prevenir o câncer de esôfago Saúde Câncer de esôfago: entenda causa da morte de Pepe Mujica Saúde Veja as causas e os sintomas do câncer de esôfago Saúde Há 40 anos com refluxo, homem é diagnosticado com câncer de esôfago Durante o período de acompanhamento, foram registrados 710 casos de adenocarcinoma de esôfago e 242 diagnósticos de carcinoma de células escamosas, os dois principais tipos do câncer. Os pesquisadores observaram que, embora o consumo moderado de bebidas quentes não pareça ter relação com o adenocarcinoma, houve um aumento significativo de risco para o carcinoma de células escamosas, especialmente entre quem consome mais de quatro xícaras diárias de bebidas “muito quentes”. O câncer de esôfago é um tumor maligno que se origina na mucosa do tubo esofágico e apresenta dois subtipos principais. O carcinoma de células escamosas surge nas células que revestem o esôfago e está mais associado aos hábitos de fumar, consumir bebida alcoólica e tomar líquidos muito quentes. Já o adenocarcinoma se origina nas glândulas próximas à junção com o estômago, sendo mais ligado à obesidade e ao refluxo gastroesofágico crônico. Na pesquisa, observou-se que quanto mais quente e frequente o consumo das bebidas muito quentes, maior o risco de desenvolver a doença. Pessoas que tomavam até quatro xícaras por dia de líquidos fumegantes tinham risco duas vezes maior de desenvolver o câncer em comparação a quem preferia bebidas mornas. Entre os que ultrapassavam oito xícaras diárias, o risco chegava a ser cinco vezes maior. A explicação está no efeito térmico sobre o revestimento do esôfago. “O mecanismo provável é a lesão térmica repetida da mucosa esofágica, que provoca inflamação crônica e regeneração celular contínua”, analisa a oncologista Ludmila Koch, do Einstein Hospital Israelita. “Com o tempo, esse processo favorece mutações no DNA das células e aumenta o risco de formação de um tumor”. Alerta já existia Essa associação não é totalmente nova. Em 2016, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), já havia classificado o consumo de bebidas acima de 65°C como “provavelmente carcinogênico para humanos”. O novo levantamento reforça essa hipótese com dados de uma população ampla. Por isso, a recomendação é simples: espere o líquido amornar. “A OMS considera de 60°C a 65°C como o limite seguro para ingestão de bebidas quentes. Mas mais importante do que medir a temperatura é evitar ingerir o líquido logo após o preparo, quando ainda está fervendo. O ideal é esperar alguns minutos até que a bebida esteja morna e confortável ao paladar”, sugere Koch, que é especialista em tumores de cabeça e pescoço. No Brasil, o alerta também merece atenção. O país é um dos maiores consumidores de café do mundo, e o chimarrão, bebida típica da região Sul, já foi apontado em pesquisas como fator de risco para o câncer de esôfago. “Estudos realizados no Sul do Brasil mostram a mesma associação entre bebidas muito quentes e carcinoma de células escamosas. Ou seja, é um risco que se repete em diferentes países e culturas”, observa a oncologista. Outros fatores de risco Outros hábitos e doenças aumentam o risco desse tipo de câncer. Entre eles, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico e dieta pobre em frutas e vegetais. Segundo a especialista do Einstein, esses hábitos têm efeito somatório. O câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença está entre as principais causas de morte por câncer de trato digestivo no país. Os sintomas costumam aparecer em estágios avançados, o que dificulta o diagnóstico precoce. Entre os sinais de alerta estão dificuldade para engolir, dor ou sensação de que o alimento fica preso no peito, perda de peso não intencional e azia persistente. O diagnóstico é feito por endoscopia digestiva alta com biópsia, e o tratamento depende do estágio e do tipo de tumor, podendo incluir cirurgia, quimiorradioterapia, imunoterapia ou terapias-alvo. Apesar do alerta, Koch reforça que o estudo não condena o consumo de café ou chá, por isso não é necessário restringir essas bebidas. “Se tomadas em temperatura moderada, elas mantêm seus benefícios cardiovasculares e metabólicos já demonstrados em vários estudos. O que precisamos mudar é o hábito de ingeri-las muito quentes”, conclui. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Aquecimento global intensifica oscilações entre secas e inundações 9 de janeiro de 2025 O aumento das oscilações rápidas entre períodos de clima intensamente úmido e perigosamente seco – conhecido como “efeito chicote hidroclimático” – já é uma realidade e deve se intensificar com o avanço do aquecimento global. Isso é o que mostra uma pesquisa publicada na revista Nature Reviews, nesta quinta-feira (9/1)…. Read More
Estudo revela que casos de AVC aumentaram 70% em 30 anos 19 de setembro de 2024 Apesar de ser uma condição amplamente prevenível e tratável, o número de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumentou 70% no mundo entre 1990 e 2021, de acordo com um estudo publicado nessa quarta-feira (18/9) na revista The Lancet Neurology. O levantamento também revelou um crescimento de 44% nas mortes por… Read More
Sedentarismo é inimigo número 1 do coração, alerta cardiologista 10 de março de 2024 Neste domingo (10/3), se comemora o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre este que tem sido um dos grandes males do século 21. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20% da população mundial adulta e… Read More