Covid-19: R$ 17 bilhões em recursos paralisados serão investidos na saúde Ouvir 13 de fevereiro de 2024 O Ministério da Saúde informou que cerca de R$ 17 bilhões em recursos não utilizados durante a pandemia de Covid-19 serão destinados para ações de custeio e de investimentos na saúde em todo o Brasil. Os valores deverão ser utilizados até 31 de dezembro deste ano. Leia mais Covid-19: pandemia teve pico de mortes e queda de casamentos em SP Esquema vacinal incompleto aumenta risco de Covid longa, alerta estudo Dengue: Brasil pode ultrapassar 4 milhões de casos; vacinas já estão chegando aos estados A pasta regulamentou a Emenda Constitucional 132/2023, que autoriza o uso do saldo financeiro dos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal para ações e serviços públicos de saúde, seja para despesas correntes ou de investimento. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na última sexta-feira (9). Os valores são referentes a recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para enfrentamento da pandemia no período de 2020 a 2022. As informações são da Agência Brasil. Recursos serão destinados para investimentos em saúde (Imagem: Cryptographer/Shutterstock) Valor foi liberado inicialmente para o combate à Covid-19 Os cerca de R$ 17 bilhões deveriam ter sido utilizado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em medidas de enfrentamento à crise sanitária no Brasil. Como os valores não foram utilizados, estavam paralisados na pasta. Em nota, o Ministério da Saúde informou que o valor deverá ser distribuído “aos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal, para despesas de ações e serviços públicos de saúde”. Não há maiores informações de como a verba deve ser realocada. No entanto, uma das possibilidades é de investimentos no combate à dengue no país. Nos últimos dias, o governo anunciou a ampliação dos recursos reservados para as ações contra o Aedes aegypti para R$ 1,5 bilhão, além da otimização da liberação de recursos para estados e municípios que decretarem emergência sanitária, seja por dengue, outras arboviroses ou situações que acometam a saúde pública. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a receber as primeiras doses da vacina contra a dengue que será aplicada no calendário de imunizações. O post Covid-19: R$ 17 bilhões em recursos paralisados serão investidos na saúde apareceu primeiro em Olhar Digital. Notícias
Notícias Parkinson: quais são os primeiros sinais da doença que acomete Suplicy 19 de setembro de 2023 O deputado estadual e ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi diagnosticado com a doença de Parkinson no fim do ano passado. O petista revelou à colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, que a doença está na fase inicial. Ele sente tremores nas mãos e dores musculares na perna esquerda,… Read More
Notícias Vacina da gripe será ampliada para todos acima de 6 meses de idade 1 de maio de 2024 A ministra da Saúde Nísia Trindade publicou na terça-feira (30/4) em seu X, antigo Twitter, que a vacinação da gripe será ampliada a todos os brasileiros com mais de 6 meses de idade. “Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza”, afirmou a ministra. “Dependendo do… Read More
Alzheimer: pesquisa aponta gene associado a mais de 90% dos casos 15 de janeiro de 2026 Estudo com grandes bancos de dados genéticos revisa o peso das variantes hereditárias no Alzheimer Read More