Desnutrição pós-Ozempic: por que emagrecedores podem causar o quadro Ouvir 1 de dezembro de 2024 A saciedade é um dos efeitos colaterais dos remédios para diabetes prescritos de forma off-label para o emagrecimento, como o Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Sem fome, é natural que os usuários passem períodos maiores sem comer ou façam refeições menores. O problema é que, além de perder peso, os pacientes podem acabar desnutridos. A desnutrição é comumente associada à magreza extrema. No entanto, ela se refere à carência de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais, resultando em sintomas como fadiga e tontura. Assim, mesmo pessoas com obesidade podem ser consideradas desnutridas. “O fato de uma pessoa ter excesso de gordura no corpo não significa que ela tem vitaminas, minerais e fibras suficientes”, afirma o médico Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Leia também Saúde Efeito Ozempic: veja 7 alimentos que auxiliam a perda de peso Saúde Estudo avalia se Ozempic reduz risco de câncer de intestino Saúde Ozempic reduz risco de AVC, diz associação de cardiologistas dos EUA Saúde Ozempic falso: confira lotes que já foram identificados pela Anvisa Médicos alertam que o processo de emagrecimento com esses medicamentos deve ser acompanhado por um nutricionista para que os pacientes sigam uma dieta equilibrada e nutricionalmente variada. “Como diminui a fome e a ingesta calórica, a pessoa acha que quanto menos comer, melhor. Não toma café da manhã, não almoça, vai para a academia e passa mal. Depois, ele atribui esse e outros sintomas, como dor de cabeça, ao remédio”, afirmou o endocrinologista Fábio Trujilho, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), durante um webinar científico para jornalistas promovido pela farmacêutica Novo Nordisk. “Não é uma corrida para emagrecer, é o início de uma jornada que, muitas vezes, precisa de outras ações combinadas”, completou o médico. Desnutrição após tratamentos para emagrecimento A preocupação com os casos de desnutrição provocados por tratamentos da obesidade começou com a popularização da cirurgia bariátrica. O procedimento leva à perda expressiva de peso (de 25 a 30%, em média) e pode causar má absorção de nutrientes, levando à carência de vitaminas e minerais. Pode faltar ferro e a pessoa ter anemia, ou faltar cálcio e ela ter osteoporose, por exemplo. “O paciente que passa pela cirurgia bariátrica vai tomar vitaminas e minerais pelo resto da vida. Por isso, antes e depois da cirurgia, as vitaminas e os minerais são medidos em exames de sangue para checar se a suplementação está adequada”, afirma Mancini. De acordo com o coordenador do departamento de obesidade da Sbem, essa preocupação não existia com os tratamentos clínicos porque a geração anterior de medicamentos para emagrecimento levavam à perda de apenas 5 a 10% do peso. O surgimento da nova geração de medicamentos mudou o jogo. Remédios à base de liraglutida (Saxenda), semaglutida (Ozempic e o Wegovy), e tirzepatida (Mounjaro) levam à perda de peso superior a 15%. O médico esclarece que os pacientes respondem de forma diferente ao tratamento. Os que têm perda mais rápida de peso, principalmente se o grau de obesidade é menor ou se têm a idade mais avançada, podem correr um risco maior de desnutrição. Sintomas de desnutrição Os sintomas da desnutrição variam de acordo com a deficiência. Pessoas com falta de vitamina B12 podem ter anemia, fraqueza e até complicações neurológicas, com falha da memória, sensação de formigamento nas pontas dos dedos e até dificuldade para caminhar, em casos mais raros. As principais fontes de vitamina B12 são carne, peixe, aves, leite e ovos. A falta de cálcio pode levar à perda óssea, assim como acontece com a deficiência da vitamina D, que tem um papel importante na formação dos ossos. “Muitas pessoas têm fadiga por falta de vitamina D”, afirma Mancini. A carência de ferro é associada à anemia pode resultar em fraqueza, aceleração do coração ao subir escadas, palidez e falta de ar. O mineral é encontrado na carne vermelha, aves, folhas verdes e feijão, por exemplo. Como manter uma alimentação saudável A medicação provoca saciedade precoce, diminui a fome e a velocidade de esvaziamento gástrico. Assim, o paciente fica satisfeito com porções pequenas. Mas Mancini alerta que não basta comer menos para garantir os resultados. É preciso ter atenção a outros hábitos, como: Hidratação: beber bastante água e líquidos não calóricos ao dia. A recomendação é ingerir no mínimo 2 litros, para mulheres, e 3 litros, para homens, diariamente. Consumo de proteínas: em geral, é indicado no mínimo um grama de proteína por quilo de “peso ideal” e não pelo que aparece na balança. O peso ideal é o que uma pessoa deve ter para a sua altura, podendo ser calculado pelo índice de massa corporal (IMC). Consumo de fibras: ao menos 20 gramas para mulher e 30 gramas para homens, por dia. As fibras são encontradas em frutas, vegetais, leguminosas, grãos e sementes. Suplementação: os pacientes devem passar por avaliações para investigar a deficiência de vitamina D, cálcio e ferro, por exemplo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Pesquisadores encontram proteína ligada ao avanço do câncer de ovário 27 de outubro de 2025 Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul descobriram uma proteína que pode mudar o modo como o câncer de ovário é diagnosticado e tratado. O estudo, publicado na revista International Journal of Molecular Sciences em 2 de setembro, identificou uma molécula chamada F2R, encontrada em grandes quantidades nas células desse… Read More
Notícias Médico dá 5 dicas para conviver melhor com a fibromialgia no dia a dia 13 de fevereiro de 2025 A fibromialgia é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ela se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. No geral, a condição aparece mais em mulheres e causa principalmente dores musculoesqueléticas generalizadas e sensibilidade em diversos pontos do corpo…. Read More
Sociedades médicas criticam decisão que exclui Wegovy e Saxenda do SUS 23 de agosto de 2025 A decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) de barrar a inclusão dos medicamentos Wegovy e Saxenda, tomada nessa quarta-feira (20/8), levantou críticas de sociedades médicas que fazem tratamento da obesidade e da diabetes, doenças para as quais estes remédios são, respectivamente, alguns dos tratamentos mais… Read More