Dia do chocolate: nutri ensina como consumir de maneira saudável Ouvir 6 de julho de 2024 O dia 7 de julho foi instituído informalmente como o “dia do chocolate”. Apesar de a razão para a escolha da data não estar bem explicada – a lenda é que esse seria o dia que os europeus teriam conhecido o chocolate, existe uma percepção bastante difundida de que todas as oportunidades para saborear a iguaria são bem-vindas. Além de delicioso, o chocolate pode contribuir para uma dieta rica e equilibrada, se consumido com moderação. A nutricionista Roberta Campos, que trabalha no Rio de Janeiro, afirma que o tipo de chocolate que oferece mais benefícios à saúde é o amargo. “Ele é rico em cacau e com menor teor de açúcar e gordura. O produto no sabor amargo tem entre entre 60 a 85% de cacau e menos açúcar e gordura”, afirma. Leia também Gastronomia Chocolate quente: aprenda receita simples para se deliciar no frio Vida & Estilo Café, chocolate, queijo… Conheça alimentos que pioram a enxaqueca Saúde Suíços descobrem forma de fazer chocolate mais saudável e sustentável Claudia Meireles Chocolate quente pode ajudar a perder peso, revela expert. Veja como Alguns estudos científicos destacam que o chocolate amargo, com teor de cacau superior a 70%, representa uma fonte significativa de flavonoides antioxidantes. “Essas substâncias protegem as células contra os danos dos radicais livres e também contribuem para a redução de inflamação e melhoram o perfil lipídico, atuando na diminuição do colesterol LDL, aquele que é considerado ruim”, explica Roberta Campos. No Brasil, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense descobriram, no início deste ano, mais um benefício do cacau. Segundo eles, o consumo diário de chocolate amargo pode ajudar os tabagistas a se livrar do vício, considerando que o consumo diário de uma porção de 40 gramas desse tipo do produto pode reduzir a vontade de fumar sem comprometer as medidas corporais. “Os fumantes são muito seletos com os alimentos que consomem, porque a nicotina age no metabolismo e interfere nas papilas gustativas da língua, reduzindo a sensação de sabor”, explica Roberta. Benefícios Duas pesquisas publicadas no ano de 2020 – uma no European Journal of Preventive Cardiology e a outra na Nature Scientific Reports -, reforçam a relação entre o consumo regular de chocolate amargo e a redução do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e tromboembolismo venoso. A principal dica é buscar versões com alto teor de cacau Ambos sustentam que os antioxidantes presentes no cacau agem como fatores essenciais na preservação da saúde do coração. Outra vantagem, segundo os cientistas, é que o chocolate é responsável pela liberação de endorfinas, hormônio que intensifica a sensação de prazer. Moderação Mesmo com tantos pontos a favor do chocolate, a nutricionista Roberta Campos faz um alerta para que o seu consumo seja sempre benéfico. “É essencial consumir chocolate com moderação e preferir os tipos com maior teor de cacau. Evite as marcas que citam o açúcar como o principal ingrediente e opte por produtos sem adição de gorduras não benéficas, como a hidrogenada”, orienta. Ela sugere que o consumidor evite os chocolates que contenham lecitina de soja, aromatizantes artificiais e outras adições desnecessárias. “Os processos industriais, como aquecimento, torra e fermentação, acabam interferindo nas propriedades nutricionais do alimento e, consequentemente, nos benefícios que ele pode trazer para a saúde”, destaca. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Alerta: testosterona para ganhar massa muscular prejudica fertilidade 14 de maio de 2024 Dentre as diferentes maneiras de acelerar o ganho de massa muscular está o uso de testosterona. No entanto, homens que pretendem ter filhos futuramente devem repensar a prática, já que ela pode comprometer a fertilidade. Segundo o médico Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da Fertipraxis Centro de Reprodução Humana,… Read More
Anvisa proíbe 3 suplementos, incluindo um de ora-pro-nóbis 3 de dezembro de 2025 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nessa terça-feira (2/12) a apreensão e o fim de produção de três suplementos que eram vendidos no país. O consumo deles, alerta o órgão fiscalizador, também deve ser interrompido. A ação atingiu os suplementos Prosatril, Erenobis e Óliver Turbo. A agência informou… Read More
Seis pessoas são internadas com parasita raro após comer carne de urso 27 de maio de 2024 Nos Estados Unidos, uma família inteira foi parar no hospital com um raro tipo de lombriga que não era observada em humanos há 30 anos. Durante uma reunião familiar, eles comeram carne de um urso pardo que caçaram e deixaram 45 dias armazenada em um freezer antes do churrasco. Um… Read More