Dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir gordura no fígado, diz estudo Ouvir 30 de junho de 2025 Pesquisadores da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, identificaram mais um benefício da dieta mediterrânea. A partir da revisão de 13 estudos, envolvendo 926 pessoas com doenças hepática metabólica associada à gordura (MASLD), os cientistas descobriram que ela também oferece vantagens para o fígado. A novidade foi publicada na revista Nutrients, em abril. “Esta revisão sugere que estratégias baseadas na dieta mediterrânea e no jejum intermitente podem reduzir o peso corporal, melhorar o controle glicêmico e diminuir a inflamação, com possíveis benefícios para a função hepática”, escreveram os autores. Leia também Claudia Meireles Detox para o fígado! 5 chás que ajudam a proteger as células hepáticas Saúde Obesidade: condição pode levar à esteatose hepática. Entenda Vida & Estilo Descubra 3 bebidas que ajudam a eliminar a gordura no fígado Vida & Estilo Médicos revelam alimentos que ajudam a “eliminar” a gordura no fígado Embora o jejum intermitente também tenha mostrado efeitos positivos, foi a dieta mediterrânea que apresentou os resultados mais consistentes. A estratégia alimentar visa a ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais, nozes, azeite, peixe e aves, com pouco açúcar, carne vermelha e alimentos ultraprocessados. Benefícios da dieta mediterrânea Seguir a dieta mediterrânea ajuda a reduzir gordura no fígado, inflamações e enzimas hepáticas alteradas — fatores associados à MASLD. O padrão alimentar está associado à perda de peso moderada, melhor sensibilidade à insulina e controle da glicose, o que reduz o risco de diabetes tipo 2. A dieta é baseada em vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, azeite de oliva, nozes, peixes e aves — com baixo consumo de carne vermelha, açúcar e ultraprocessados. Estudos mostram que esse tipo de alimentação melhora a saúde do coração, reduz inflamações crônicas e ajuda na prevenção de certos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas. Os dados sugerem que esse padrão alimentar pode ajudar a reduzir a gordura no fígado, aliviar inflamações no corpo, além de melhorar a sensibilidade à insulina. Apesar de os resultados serem promissores, os pesquisadores enfatizam a necessidade de que “estudos adicionais de longo prazo são necessários para confirmar esses efeitos e entender os mecanismos envolvidos”. Aderir à dieta mediterrânea pode ser uma estratégia promissora e relativamente simples para prevenir ou controlar a MASLD, apoiada por evidências científicas iniciais. Ainda assim, novas pesquisas são necessárias para validar os efeitos a longo prazo. Confira as melhores dietas para comer saudável 10 imagensFechar modal.1 de 10 Dieta Dash – A sigla significa, em português, Métodos para Combater a Hipertensão e foca não só em diminuir a quantidade de sódio ingerida, mas em alimentos ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio e cálcio. A dieta tem 20 anos e é reconhecida por várias publicações científicas pela eficiência em reduzir a pressão arterial e controlar o peso iStock2 de 10 Dieta Mediterrânea – Baseada em alimentos frescos, escolhidos conforme a estação do ano, e naturais, é interessante por permitir consumo moderado de vinho, leite e queijo. O cardápio é tradicional na Itália, Grécia e Espanha, usa bastante peixe e azeite, e, desde 2010, é considerado patrimônio imaterial da humanidade. Além de ajudar a perder peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares 3 de 10 Dieta Flexitariana – Sugere uma redução de até 70% do consumo de carne, substituindo a proteína animal por vegetais, frutas, sementes, castanhas e cereais. Com o regime, o organismo ficaria mais bem nutrido e funcionaria melhor. É recomendado começar trocando a carne vermelha por frango ou peixe e procurar um nutricionista para acompanhar a necessidade de suplementação de vitamina B12, encontrada em alimentos de origem animal Dose Juice/Unsplash4 de 10 Dieta MIND – Inspirada nas dietas Mediterrânea e Dash, a MIND é feita especificamente para otimizar a saúde do cérebro, cortando qualquer alimento que possa afetar o órgão e focando em nozes, vegetais folhosos e algumas frutas. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos descobriu que os pacientes que seguiram a dieta diminuíram o risco de Alzheimer de 35% a 53%, de acordo com a disciplina para seguir as recomendações iStock5 de 10 Dieta TLC – Criada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, pretende cortar o colesterol para melhorar a alimentação dos pacientes. São permitidos vegetais, frutas, pães integrais, cereais, macarrão integral e carnes magras. Há variações de acordo com cada objetivo, como melhorar o colesterol e perder peso 6 de 10 Dieta Nórdica – Como o nome sugere, a dieta é baseada na culinária de países nórdicos e dá bastante enfoque ao consumo de peixes (salmão, arenque e cavala), legumes, grãos integrais, laticínios, nozes e vegetais, além de óleo de canola no lugar do azeite. Segundo a OMS, o regime reduz o risco de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares David B Townsend/Unsplash7 de 10 Dieta Volumétrica – Criada pela nutricionista Barbara Rolls, a ideia é diminuir a quantidade de caloria das refeições, mas mantendo o volume de alimentos ingeridos. São usados alimentos integrais, frutas e verduras que proporcionam saciedade e as comidas são divididas pela densidade energética 8 de 10 Vigilantes do Peso – O programa existe há mais de 50 anos e estabelece uma quantidade de pontos para cada tipo de alimento e uma meta máxima diária para cada pessoa, que pode criar o próprio cardápio dentro das orientações. Além disso, há o incentivo a atividades físicas e encontros entre os participantes para trocar experiências Ola Mishchenko/Unsplash9 de 10 Dieta Mayo Clinic – Publicada em 2017 pelos médicos da Mayo Clinic, um dos hospitais mais reconhecidos dos Estados Unidos, o programa é dividido em duas partes: perca e viva. Na primeira etapa, 15 hábitos são revistos para garantir que o paciente não desista e frutas e vegetais são liberados. Em seguida, aprende-se quantas calorias devem ser ingeridas e onde encontrá-las. Nenhum grupo alimentar está eliminado e tudo funciona com equilíbrio Rui Silvestre/Unsplash10 de 10 Dieta Asiática – O continente é enorme, mas há traços comuns na gastronomia de toda a região. Uma ONG de Boston definiu uma pirâmide alimentar baseada nos costumes orientais: vegetais, frutas, castanhas, sementes, legumes e cereais integrais, assim como soja, peixe e frutos do mar são muito usados, enquanto laticínios, ovos e outros óleos podem ser consumidos em menor frequência. A dieta pede também pelo menos seis copos de água ou chá por dia, e saquê, vinho e cerveja podem ser degustados com moderação Sharon Chen/Unsplash Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Infográfico: entenda como é a cirurgia de quadril do presidente Lula 29 de setembro de 2023 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo submetido, na manhã desta sexta-feira (29/9), a uma cirurgia no quadril para tentar resolver uma artose que ele sofre no quadril direito. O problema tem causado dor no presidente, e só pode ser resolvido com cirurgia. Apesar de simples, a… Read More
Anvisa proíbe venda de bioestimulador de colágeno Sculptra falsificado 27 de fevereiro de 2026 Anvisa identificou lote irregular do bioestimulador e também determinou apreensão de dispositivo usado em implantes dentários Read More
Bebê nasce com projétil alojado na barriga após mãe ser baleada 30 de julho de 2024 Na Rússia, um bebê nasceu com um projétil de espingarda alojado na barriga após o pai acidentalmente atirar na esposa, que estava em seu último mês de gravidez. De acordo com a com a mídia local, o pai praticava tiro ao alvo no quintal de casa com uma espingarda de… Read More