Estudo mostra o que acontece no cérebro quando tomamos café sem açúcar Ouvir 11 de dezembro de 2025 Para muitas pessoas, o dia só começa depois de uma boa xícara de café, garantindo uma dose extra de energia. Em um novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) investigaram o que acontece com o nosso cérebro e corpo quando tomamos café puro, sem a adição de açúcar ou adoçantes. Eles descobriram que a bebida não age apenas como um estimulante natural, ela tem uma função maior no organismo. O consumo regular do café preto está relacionado a processos neurais específicos e mecanismos de proteção celular, com a capacidade de potencializar a conexão neural. Na prática, ela contribui para manter a mente ativa e alerta por meio do fortalecimento das redes neurais. Ao estudar os efeitos do café no cérebro, os pesquisadores registraram efeitos significativos no hipocampo, região do cérebro associada à memória. Leia também Saúde Tomar café pode inibir absorção de ferro e diminuir energia. Entenda Saúde Estudo indica que tomar café reduz envelhecimento celular. Veja quanto Saúde É melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Entenda Vida & Estilo O café coado é mais seguro e saudável que o solúvel? Entenda Consumo de café sem açúcar Ao avaliar os impactos do consumo do café no organismo de modo geral, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins destacam que, sem a adição de adoçantes, a bebida tem baixo teor de gorduras e calorias e pode contribuir com a perda de peso graças à ação no metabolismo. O café acelera o metabolismo basal, ajudando o organismo a processar os nutrientes de forma mais rápida; e aumenta a termogênese, processo em que o corpo gera calor e queima energia com mais eficácia. Longevidade Estudos anteriores já mostraram os benefícios do café para o organismo. Em um deles, feito na Mayo Clinic, importante centro médico nos Estados Unidos, pesquisadores apontam que as substâncias antioxidantes presentes no café contribuem para a longevidade. “Estudos recentes, quando foram ajustados para certos fatores, encontraram uma possível associação entre o café e a diminuição da mortalidade”, destacou o médico Donald Hensrud, professor da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em artigo publicado no site da instituição. Notícias
Tabu do toque retal limita prevenção e atrasa diagnóstico e tratamento 15 de novembro de 2025 A resistência masculina ao exame de toque retal continua sendo um dos maiores obstáculos no diagnóstico precoce do câncer de próstata no Brasil. Embora seja um procedimento rápido, seguro e indolor, muitos homens ainda associam o toque à vergonha, constrangimento ou a uma suposta ameaça à masculinidade. Segundo especialistas, esse… Read More
Aeróbico e musculação: estudo analisa os efeitos da combinação 2 de fevereiro de 2024 Um novo estudo realizado por pesquisadores chineses aponta que os exercícios aeróbicos combinados com treinos de resistência (musculação) são excelentes para a saúde das mulheres. Os pesquisadores chineses Youming Zhang e Gaohua Zhang estudaram os efeitos de exercícios aeróbicos aliados a treinamentos de força na composição corporal de mulheres de… Read More
Notícias Psyllium: o que é, quais os benefícios e como deve ser usado 10 de outubro de 2023 O psyllium é um suplemento natural que está conquistando fãs ao promover benefícios para a saúde gástrica e emagrecimento rápido. Ele é produzido a partir de sementes e cascas de uma planta asiática chamada Plantago ovata e costuma ser vendido em pó ou cápsulas. Extremamente rico em fibras, o psyllium… Read More