Estudo revela efeito que hábito de tomar café pode ter nos rins Ouvir 19 de fevereiro de 2025 Para muitos brasileiros, o dia só começa depois de uma xícara de café. A bebida, conhecida por favorecer a concentração e ajudar a combater o sono, também pode trazer um benefício para os rins. Um estudo da Johns Hopkins Medicine revelou que o consumo diário de café pode reduzir o risco de desenvolver uma lesão renal aguda. A pesquisa, publicada no periódico Kidney International Reports, analisou dados do estudo Atherosclerosis Risk in Communities Study, que acompanha doenças cardiovasculares em quatro comunidades dos Estados Unidos. No total, 14.207 adultos foram monitorados ao longo de 24 anos quanto ao consumo de café. Durante esse período, 1.694 casos de lesão renal aguda foram registrados. Os resultados indicaram que quem bebia pelo menos uma xícara de café por dia apresentava um risco 15% menor de desenvolver a condição. O efeito protetor foi ainda mais evidente entre aqueles que consumiam de duas a três xícaras diárias, com uma redução do risco entre 22% e 23%. Leia também Saúde Especiaria misturada ao café potencializa efeitos e melhora a memória Saúde Estudo indica hora certa de tomar café para diminuir risco de morte Saúde Café sem açúcar pode reduzir risco de demência, sugere estudo Saúde Café é um aliado do coração e contra o diabetes, afirma estudo “Embora já soubéssemos da relação entre o café e a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, agora podemos acrescentar à lista de benefícios a redução do risco de lesão renal aguda”, afirmou um dos autores da pesquisa Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor da Universidade Johns Hopkins. 4 imagens Fechar modal. 1 de 4 O ideal é consumir de manhã ou no início da tarde Pexels 2 de 4 O café deve ser consumido com moderação Getty Images 3 de 4 Rico em cafeína, o café dá energia e melhora a concentração Pexels 4 de 4 Café Getty Images Relação do café com a saúde renal Os pesquisadores suspeitam que o impacto positivo do café na saúde renal pode estar relacionado à melhoria do fluxo sanguíneo e do consumo de oxigênio nos rins, seja pela ação da cafeína ou pela interação de outros compostos bioativos presentes na bebida. “Boa função renal e tolerância à lesão renal aguda dependem de um suprimento constante de sangue e oxigênio”, explicou Parikh. Mais estudos são necessários Apesar dos resultados promissores, os especialistas destacam a necessidade de mais pesquisas para confirmar essa relação e entender melhor os mecanismos de proteção. Parikh alerta que fatores como aditivos no café, incluindo leite, açúcar e adoçantes, podem influenciar os riscos de lesão renal aguda e merecem mais investigação. Além disso, outras bebidas com cafeína, como chá e refrigerantes, também precisam ser analisadas como possíveis variáveis no estudo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Como reduzir o consumo de refrigerante com essas 5 dicas eficazes 10 de julho de 2025 O consumo excessivo de refrigerante é um problema de saúde pública no Brasil. Com 15 milhões de litros consumidos diariamente por adultos, a bebida ocupa o sexto lugar entre os alimentos preferidos dos brasileiros, segundo o IBGE. Angelo Daher, nutricionista da Science Play, porém, alerta que o refrigerante é uma… Read More
Notícias Médico explica como ter saúde com o mínimo de exercício físico 23 de dezembro de 2024 Subir e descer escadas, pular cordas, dar uma volta no quarteirão da casa ou do escritório. Os curtos estímulos de exercício físico relativamente intenso, separados por intervalos de horas, surgem como uma estratégia muito promissora para reduzir o sedentarismo e melhorar a saúde de forma integral. “Os ‘snacks de exercícios’… Read More
Notícias Limão: confira mitos e verdades sobre o consumo da fruta 17 de julho de 2024 O limão é conhecido por seus diversos benefícios à saúde e versatilidade na cozinha, mas também está cercado de mitos. Descubra o que é verdade sobre o uso dessa fruta e o que não passa de crença popular. A fruta tem importantes propriedades cítricas, como folato e flavonoides, além de… Read More