Estudo sugere que carne vermelha pode reduzir mortes ligadas ao câncer Ouvir 9 de setembro de 2025 Um estudo feito na Universidade McMaster, no Canadá, analisou os efeitos do consumo de proteína animal na saúde e trouxe um resultado inesperado. De acordo com os pesquisadores, a ingestão de carne vermelha, frango, peixe, ovos e laticínios não esteve associada ao aumento do risco de morte. Pelo contrário, os dados mostraram uma leve redução na mortalidade por câncer entre aqueles que consumiam mais proteína animal. Os resultados foram publicados em julho, na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism. A pesquisa se baseou em dados da National Health and Nutrition Examination Survey III (NHANES III), que acompanhou aproximadamente 16 mil adultos com 19 anos ou mais. Leia também Saúde Consumo de carne vermelha pode agravar doença inflamatória intestinal Claudia Meireles Comer um tipo de carne vermelha eleva o risco de demência, diz Harvard Saúde Comer carne vermelha todo dia faz mal? Entenda impactos na dieta Claudia Meireles Gastroenterologista responde se é saudável comer carne vermelha Os cientistas usaram diferentes modelos estatísticos — incluindo técnicas avançadas como a Cadeia de Markov Monte Carlo (MCMC) — para reforçar a robustez das análises. Mesmo com esse rigor, os resultados se mantiveram: não houve aumento de risco de morte por câncer, doenças cardiovasculares ou qualquer outra causa entre os participantes com maior ingestão de proteína animal. Apesar dos achados, os próprios autores alertam para as limitações da pesquisa. Trata-se de um estudo observacional, o que impede estabelecer relações diretas de causa e efeito. Outro ponto é que a categoria “proteína animal” engloba diferentes alimentos, desde carnes processadas até pescados e ovos, dificultando a identificação precisa de quais itens poderiam estar ligados ao efeito positivo. Esses resultados contrariam evidências de pesquisas anteriores, incluindo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificam carnes processadas como cancerígenas para humanos e carnes vermelhas não processadas como “provavelmente cancerígenas”. Por isso, de acordo com o estudo, mesmo com os novos dados, a orientação geral continua sendo apostar em uma dieta equilibrada, que combine proteínas animais e vegetais, com consumo moderado de carne vermelha. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Conheça chá popular que alivia o estresse e reduz o inchaço abdominal 23 de fevereiro de 2025 Incluir chás na rotina é uma ótima ideia para obter os benefícios medicinais das plantas de forma natural. A bebida feita com as folhas de hortelã, por exemplo, tem efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias, contribuindo com o alívio de cólicas, dores de cabeça e inchaço abdominal após as refeições, além… Read More
Anvisa suspende venda de fita-teste e medidor de glicose. Veja qual 12 de abril de 2026 Os produtos foram suspensos pela Anvisa após não passarem em inspeção sobre as Boas Práticas de Fabricação de Dispositivos Médicos Read More
Notícias Ter uma vida social ativa pode atrasar início da demência em 5 anos 13 de fevereiro de 2025 Visitar amigos, frequentar festas e participar de atividades religiosas pode ser mais do que um simples passatempo. Um novo estudo mostra que quem leva uma vida social ativa é capaz de viver cinco anos a mais sem ter indícios de demência. O número foi apresentado na pesquisa conduzida no Rush… Read More