Falta de vitamina D: saiba os efeitos e como repor de forma segura Ouvir 29 de julho de 2025 A vitamina D é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo através da exposição ao sol. Ela regula a absorção de cálcio e fósforo, dois minerais essenciais para manter ossos e dentes fortes. Estudos mostram que a vitamina D também está relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na prevenção de infecções, e no equilíbrio emocional, com a diminuição de sintomas ligados à depressão. Leia também Saúde Vitamina D pode ajudar no tratamento de doença crônica do fígado Saúde Anvisa suspende suplemento de vitamina D e ômega 3. Confira lotes Vida & Estilo Vitamina D: saiba mais sobre o hormônio e como ele impacta a imunidade Saúde Suplemento comum retarda envelhecimento, sugere estudo de Harvard A carência de vitamina D pode se manifestar de forma sutil ou severa, e alguns sintomas são comuns em casos de deficiência, como cansaço frequente, fraqueza muscular, dores nos ossos e articulações e mudanças de humor. Fatores que levam à deficiência de vitamina D Falta de exposição solar: por passarem muito tempo em ambientes fechados, como escritórios ou residências, muitas pessoas não recebem a quantidade adequada de luz solar, que é a principal fonte de vitamina D. Cor da pele: pessoas com pele mais escura têm maior quantidade de melanina, dificultando a produção de vitamina D na pele. Localização geográfica: regiões com baixa incidência solar, especialmente no inverno ou com clima nublado frequente, dificultam a síntese da vitamina. Idade avançada: idosos têm menos capacidade de produzir vitamina D pela pele e apresentam menor absorção intestinal também. Obesidade: como a vitamina D é solúvel em gordura, ela pode ficar “presa” no tecido adiposo, dificultando sua liberação na circulação sanguínea. Como repor a vitamina D de forma segura A reposição natural da vitamina D pode ser feita de três formas: exposição solar controlada, consumo de alimentos ricos no nutriente e suplementação. A primeira é a medida mais eficiente. Expor braços e pernas ao sol por 15 a 30 minutos diários, de preferência antes das 10h ou após as 16h, estimula a produção de vitamina na pele. Embora seja mais complicado, é possível obter o nutriente através da dieta, consumindo alimentos como peixes gordurosos (salmão, atum e sardinha), gema de ovo, cogumelos (como maitake ou shiitake), leite e derivados. Em casos de níveis muito baixos do hormônio, a suplementação também é indicada. “A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para sua absorção acontecer de forma adequada, ela deve ser consumida com fontes de gordura, como azeite de oliva ou óleo de coco”, ensinou a nutricionista Veridiana Sass, em entrevista anterior ao Metrópoles. O consumo da vitamina D retarda o envelhecimento e pode aumentar a expectativa de vida Riscos da suplementação exagerada A suplementação com vitamina D deve ser realizada com orientação médica. Em excesso, pode causar sintomas adversos como: intoxicação, calcificação nos rins e outros problemas no organismo. “Ao contrário do que muitos pensam, apesar ela ser uma vitamina, não é inócua. Altas doses utilizadas por períodos longos podem desencadear elevação do cálcio no sangue, náusea, vômito, fraqueza, anorexia, desidratação e até insuficiência renal”, explicou o endocrinologista Carlos Andre Minanni, coordenador médico do check-up do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista anterior ao Metrópoles. Em situações extremas, podem ocorrer alterações neuropsiquiátricas, como confusão, psicose ou coma, além de pancreatite e arritmia com batimentos cardíacos lentos (bradiarritmia). Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Posso correr todos os dias? Especialista indica cuidados necessários 25 de junho de 2024 Correr é uma das atividades físicas mais populares e acessíveis, além de ser uma ótima opção de exercício aeróbico. A corrida melhora a capacidade cardiovascular, ajuda a controlar o peso e promove a sensação de bem-estar. Também contribui para a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão,… Read More
É verdade que suplemento de palatinose engorda? Nutri responde 22 de março de 2024 Você conhece um suplemento alimentar chamado palatinose? Extraído do açúcar de vegetais, especialmente da beterraba, ele tem conquistado frequentadores de academias por aumentar a energia para os treinos. Ele é um carboidrato de absorção lenta e que fornece energia por longo tempo, sendo ideal para pessoas que fazem treinos longos… Read More
Por que chia e outras sementes são bem-vindas ao cardápio 13 de fevereiro de 2025 Embora alguns acreditem que as sementes servem apenas como comida para os pássaros, há muitos motivos para que esse grupo faça parte do seu cardápio. A começar pela riqueza nutricional, que tem sido esmiuçada em pesquisas de várias partes do mundo. Um estudo australiano, publicado recentemente no periódico científico Annals… Read More