Ficar 14h ao dia em jejum melhora o humor e o sono, diz estudo Ouvir 14 de novembro de 2023 Fazer jejum de 14 horas por dia pode fazer você sentir menos fome, ter mais energia e melhorar o humor, de acordo com um novo estudo feito por nutricionistas do King’s College de Londres, no Reino Unido. Segundo os pesquisadores, manter as refeições concentradas em um intervalo máximo de 10 horas ao longo do dia é a melhor estratégia de jejum intermitente para a saúde do organismo. Pela recomendação apresentada nesta terça-feira (14/11) na Conferência Europeia de Nutrição, em Belgrado (Sérvia), se você fizer a primeira refeição do dia às 7h30 da manhã, a última deve ocorrer até as 17h30 para permitir um intervalo de 14 horas sem ingestão de alimentos. Leia também Vida & Estilo Fazer jejum antes de malhar ajuda a emagrecer? Tire a dúvida Vida & Estilo Sophia Valverde diz ser adepta do jejum intermitente; entenda a dieta Saúde Jejum intermitente funciona? Estudo compara resultados de dietas Saúde Dois estudos relacionam jejum intermitente à diabetes tipo 2. Entenda Apesar de parecer um prazo curto, o intervalo é mais longo do que o recomendado em várias dietas de jejum intermitente. Algumas orientações chegam a sugerir 18 horas sem comer por dia. “É realmente emocionante: as descobertas mostram que não é preciso ser muito restritivo para ver resultados positivos. Uma janela alimentar de dez horas, que é administrável para a maioria das pessoas, melhorou o humor, os níveis de energia e a fome. Não percebemos ganhos em aumentar o período sem comer”, aponta a nutricionista Sarah Berry, em comunicado à imprensa. O estudo apontou que o momento de início do intervalo de 10h pode ser variável, mas ter uma rotina ajuda ainda mais no bem-estar dos participantes. Manter a alimentação mais restrita no período noturno impacta positivamente os resultados. ilustra_jejum_1 Cicero Lopes/Metrópoles ilustra_jejum_3 Cicero Lopes/Metrópoles ilustra_jejum_4 Cicero Lopes/Metrópoles ilustra_jejum_5 Cicero Lopes/Metrópoles ilustra_jejum_6 Cicero Lopes/Metrópoles Voltar Progredir 0 Bem-estar gerado pelo jejum O estudo foi feito observando os hábitos alimentares e entrevistando 37 mil pessoas ao longo de três semanas. Os participantes foram convidados a comer normalmente durante a primeira semana e depois em uma janela alimentar de dez horas durante as duas semanas seguintes. Dentre as pessoas que participaram do estudo, 27 mil se disseram altamente engajadas com a dieta após o término da pesquisa. Todas elas relataram se sentir mais bem humoradas e capazes de controlar a fome ao seguir o jejum intermitente de 10h, além de terem rotinas de sono mais regulares e capazes de promover o descanso. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias A Psicologia Digital: Como a Tecnologia Está Redefinindo a Saúde Mental 23 de junho de 202523 de junho de 2025 A psicologia digital é um campo em rápida expansão que combina a psicologia com a tecnologia para entender melhor como as pessoas interagem com dispositivos digitais e como essas interações afetam a saúde mental. Com o aumento do uso de tecnologias digitais em quase todos os aspectos da vida, tornou-se… Read More
Confira quatro alimentos antioxidantes para sua dieta 25 de novembro de 2024 Quer proteger suas células e turbinar a saúde? Os alimentos antioxidantes são grandes aliados na luta contra o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças. A nutricionista Aline Quissak destaca quatro opções que não podem faltar no seu cardápio. Confira os alimentos antioxidantes para sua dieta 1 – Pitaya Muito… Read More
Notícias Saiba o que é obrigatório aparecer na embalagem dos suplementos 26 de outubro de 2023 O consumo de suplemento é indicado quando uma pessoa necessita de uma dose extra de um componente. O acompanhamento com nutricionista é fundamental para determinar a quantidade diária ou semanal. Há muitos detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas, como as informações obrigatórias na embalagem do suplemento. Ela deve… Read More