Ganhar chocolate é melhor do que ter ombro amigo, diz estudo Ouvir 23 de setembro de 2024 Ter um amigo para conversar depois de um dia difícil costuma ser um santo remédio. Mas um novo estudo mostra que ganhar um chocolate pode ser ainda melhor. Pesquisadores da Escola de Negócios Canadense HEC Montreal, da Universidade Estadual de Nova York e da Universidade Duke entrevistaram cerca de 3,6 mil pessoas para entender como o cérebro humano trabalha nessa situação. Eles descobriram que um presente doce proporciona mais apoio em momentos difíceis do que um ouvido atento. Isso ocorre porque a pessoa aflita se sente mais valorizada quando o amigo ou parente tem um “sacrifício” maior. “Quando as pessoas pensam sobre sacrifício, elas levam em conta os motivos. Quando se trata de conversa, elas assumem que o motivo do apoiador é beneficiar ambas as partes. Quando se trata de presentes, a pessoa apoiada assume que a motivação do apoiador é mais altruísta – que ele está se sacrificando apenas para beneficiar o destinatário”, explica a pesquisadora-chefe do estudo, Holly Howe, em entrevista ao jornal Daily Mail. Leia também Vida & Estilo Até chocolate! Veja os alimentos de origem vegetal que mais têm ferro Gastronomia Veja receita simples de bolo de cenoura com calda de chocolate Saúde Chocolate é amigo ou inimigo da dieta? Entenda Vida & Estilo Café, chocolate, queijo… Conheça alimentos que pioram a enxaqueca No experimento, os pesquisadores pediram que as pessoas imaginassem que alguém havia batido em seu carro e que elas haviam entrado em contato com um amigo em busca de apoio. Elas se sentiram melhor ao saber que o amigo não estava livre para conversar, mas que mandaria um presente, do que quando eram informadas que o amigo ligaria. Ganhar um chocolate pode mudar o dia de uma pessoa Em um segundo teste, com casais, um dos parceiros deveria dizer ao outro que precisava de apoio emocional. Em resposta, o outro respondeu com um bombom de chocolate de presente ou com uma conversa breve. Nesse momento, os pesquisadores descobriram que as pessoas se sentiam melhor ao receber o bombom de chocolate. O ato fazia eles sentirem que o parceiro tinha feito um sacrifício maior do que aqueles que tiveram uma conversa. O fato de ser um chocolate, mostra que o tamanho ou o valor do presente não é importante, mas sim o gesto. Segundo Holly Howe, o que vale nessa situação é que o destinatário saiba que você pensou nele e que dedicou tempo e esforço para enviar algo, mesmo que isso não tenha lhe beneficiado em nada. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Haverá em breve uma vacina contra o câncer? 9 de novembro de 2023 Em poucos anos, a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) revolucionou a medicina. Durante a pandemia de Covid-19, imunizantes de alta eficácia contra o vírus Sars-Cov-2 foram desenvolvidos em apenas alguns meses graças a essa tecnologia. Agora, a plataforma vem sendo testada para tratamentos contra o câncer. Mesmo que o vírus… Read More
Notícias Menino tem AVC como complicação da catapora 11 meses depois da doença 24 de maio de 2024 Muitas famílias brasileiras consideram a catapora uma doença simples e até preferem que as crianças tenham contato com o vírus da varicela ainda na infância, já que a condição raramente é grave. Porém, além de a catapora aumentar o risco de herpes-zóster no futuro, ela pode ter complicações raras e… Read More
Notícias Frankenstein: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus 7 de agosto de 2025 No mês passado, a variante XFG do coronavírus, que circula no Reino Unido, foi identificada no Brasil. Por ser uma recombinação de duas variantes ômicron – a LF.7 e LP.8.1.2 –, ela foi apelidada de Frankenstein. Leia também Saúde Fiocruz confirma circulação da variante XFG da Covid no Rio de… Read More