Gordura visceral: 5 dicas para acabar com ela Ouvir 16 de setembro de 2025 A gordura visceral pode gerar severas complicações para a saúde. Ter uma vida sedentária, não dormir direito e ter uma alimentação desregrada são fatores que colaboram para o ganho de peso. Essa condição ocorre por causa de calorias que não são utilizadas pelo organismo e se convertem em gordura dentro do corpo – como se fosse um estoque de energia. Porém, quando essa energia não é utilizada, a gordura começa a acumular e afetar a saúde. Existem dois tipos de gorduras acumuladas no corpo. Uma é aquela que está presente entre a pele a o tecido muscular. Ela pode aparecer em qualquer lugar do corpo, como braços, pernas e peito. A outra – e mais perigosa – é a presente nas vísceras, a famosa gordura visceral. Ela se concentra na região abdominal, entre os órgãos e é responsável por deixar a barriga grande. Além do incômodo com a dilatação da barriga, a gordura visceral também pode gerar inúmeros problemas de saúde e afetar o funcionamento dos órgãos – oferecendo, inclusive, risco de morte em algumas situações. Como se livrar da gordura visceral De acordo com o químico, educador físico e atleta IFBB Pro, Renato Cariani, o excesso de carboidratos na alimentação, distúrbios metabólicos e sedentarismo total são as principais causas do acúmulo de gordura visceral. Mas, em seu canal de dicas no Youtube, ele listou algumas atitudes que podem combater essa condição e diminuir a barriga. Confira: 1 – Aumentar ingestão de frutas As frutas, em sua grande maioria, possuem fatores antioxidantes, grande concentração de fibras e baixo índice glicêmico. Fatores que, de acordo com Cariani, ajudam a combater a górdia visceral. “Comece a incluir frutas na sua dieta e você vai perceber sua barriga reduzindo”, afirma. O especialista indica o consumo de três frutas em especial: abacaxi, maçã e frutas vermelhas. 2 – Consumir legumes e vegetais Assim como as frutas, legumes e vegetais são ricos em fibras. Elemento fundamental para regular o sistema digestivo e combater a gordura visceral. “Você precisa de grandes fontes de fibra, para que seu processo enzimático digestivo funcione melhor. E através de um déficit calórico você consiga eliminar essa gordura”, explica o químico. 3 – Não ter medo de carboidratos Zerar carboidratos é um dos principais erros de quem quer eliminar gordura abdominal. A recomendação é cortar os doces e açúcares, mas não deixar de comer alimentos como arroz, aveia e batatas. De acordo com Cariani, os carboidratos são fundamentais para dar energia muscular. 4 – Realizar exercícios aeróbicos Correr, nadar, pedalar ou qualquer outra atividade que acelere os batimentos cardíacos e melhoram a circulação do sangue, são ótimos aliados para queimar gordura. No entanto, pessoas com pouca massa muscular precisam tomar cuidado com os exercícios aeróbicos. Segundo Cariani, o risco é definhar e permanecer com barriga – o famoso falso magro. 5 – Praticar exercícios de força e musculação Para aumentar a massa muscular e não definhar realizando atividades aeróbicas, a melhor solução é a musculação. “Construir músculos é elevar o gasto calórico”, afirma Cariani. Segundo o químico, carregar peso pode aumentar o metabolismo basal e potencializar a queima de gordura. Dieta
Nutricionista esclarece três dúvidas sobre suplementação de creatina 18 de julho de 2024 A creatina costuma ser indicada para praticantes de exercícios físicos que buscam a melhora do desempenho físico, além de alcançar uma rápida recuperação dos músculos. Sendo assim, a nutricionista da Plant Power, Alessandra Luglio, vai esclarecer três dúvidas sobre suplementação de creatina. As três dúvidas sobre suplementação de creatina Os… Read More
Dieta Veja os alimentos que você jamais deve comer de barriga vazia 1 de outubro de 2023 Não importa a sua idade, é bem provável que já tenha ouvido de sua mãe ou avó que certos alimentos não se comem de estômago vazio. Apesar de muitas pessoas levarem isso apenas como um mito, a verdade é que é muito importante prestar atenção não só no que consome,… Read More
O IMPACTO DA PANDEMIA NA CONSCIÊNCIA SOBRE SAÚDE FÍSICA E MENTAL! 13 de junho de 2025 A experiência vivida durante a pandemia despertou, em muitas pessoas, uma nova percepção sobre a importância de cuidar do corpo e da mente. O isolamento, as incertezas e as mudanças na rotina colocaram em evidência como a saúde física e o equilíbrio emocional são fundamentais para enfrentar desafios inesperados. Esse… Read More