Lula sanciona lei que amplia direito à cirurgia reconstrutiva de mama Ouvir 18 de julho de 2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que garante às mulheres o direito a cirurgia reparadora de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente da causa da perda da mama. A sanção do Projeto de Lei nº 2.291/2023 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18/7). Anteriormente, apenas mulheres que haviam perdido as mamas devido ao câncer tinham acesso gratuito ao procedimento pela rede pública. Agora, vítimas com mutilações total ou parcial do órgão por outros motivos — como acidentes ou violência física — também passarão a ser contempladas pela lei. A autora do projeto é a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). “Com esse projeto de lei, nós iremos desafogar o SUS, desafogar o Judiciário (que era onde iam parar os casos envolvendo os planos), além de devolver a dignidade a milhares de brasileiras”, destaca a parlamentar nas redes sociais. Leia também Brasil Lula sanciona lei que torna a atenção humanizada diretriz do SUS Brasil Lula sanciona lei que obriga SUS a ofertar cirurgia de lábio leporino Saúde HUB passa a realizar “cirurgia do Mick Jagger” pelo SUS Saúde Homem com tumor gigante na perna luta por cirurgia no SUS: “Desespero” Cobertura estendida A lei também se estende a planos de saúde privados. Agora, as operadoras, através das redes conveniadas, são obrigadas a oferecer a cirurgia reconstrutiva das mamas, independentemente da causa. Até então, o direito se limitava às situações de câncer, assim como no SUS. As cirurgias de reconstrução mamária poderão ser realizadas pelo SUS ou por operadoras de planos de saúde O texto ainda garante que a cirurgia seja opcional e dependa exclusivamente da vontade da mulher. Além da operação, é previsto atendimento psicológico e suporte com equipe especializada, visando a recuperação emocional e reintegração da paciente. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Mounjaro e Wegovy em pílula? Resultados positivos animam farmacêuticas 18 de setembro de 2025 A corrida pelo mercado de medicações para perda de peso e tratamento da obesidade está ganhando novos capítulos. As fabricantes do Mounjaro (Eli Lilly) e do Wegovy e Ozempic (Novo Nordisk) anunciaram praticamente juntas os resultados positivos de desenvolvimento de uma nova safra de remédios, desta vez em comprimidos, que… Read More
Como as secas afetam sapos, rãs e pererecas no Brasil e no mundo 3 de dezembro de 2024 O artigo foi escrito pelos professores Carlos A. Navas, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e Rafael P. Bovo, doutor em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation Brasil Com a intensificação do aquecimento global e… Read More
Notícias Ora-pro-nóbis em pó: saiba como usar e os benefícios da versão solúvel 25 de janeiro de 2025 A ora-pro-nóbis é uma planta conhecida por suas propriedades nutricionais. A maneira mais comum de consumi-la é usar as folhas em preparos diversas. Outra alternativa é comprar o pó, feito das folhas maceradas, e acrescentá-lo nas receitas. O alimento em pó surge como alternativa prática e versátil para integrar a… Read More