Muito tempo sentado? Substância do chocolate pode proteger as artérias Ouvir 29 de outubro de 2025 Com a modernização do estilo de vida, grande parte da população mundial passa muito tempo sentada — estima-se que um adulto médio jovem fique cerca de seis horas por dia na posição. Porém, o hábito faz mal para a função vascular. A boa notícia é que chocolate, alguns chás, frutas e castanhas podem ajudar a diminuir os riscos. Um estudo publicado nesta quarta (29/10) no Journal of Physiology mostra que os flavonoides, um tipo de polifenol presente em alguns alimentos, pode ajudar a proteger o sistema vascular durante longos períodos sentado. “Quer estejamos sentados à mesa, ao volante de um carro, em um trem ou no sofá lendo um livro ou assistindo à TV, todos nós passamos muito tempo sentados. Mesmo sem movimentar o corpo, ainda o submetemos ao estresse. Encontrar maneiras de mitigar o impacto que ficar sentado por períodos ininterruptos tem sobre o nosso sistema vascular pode nos ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, explica a professora Catarina Rendeiro, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Ela é a principal autora do estudo. Leia também Ciência Sabor do chocolate melhora com a presença de micróbios, diz estudo Vida & Estilo Chocolate pode causar ou piorar enxaqueca? Veja o que diz a ciência Saúde Como chá, chocolate e maçãs podem ajudar a reduzir pressão sanguínea Saúde Confira 5 benefícios do chocolate quente para a saúde Participaram do estudo 40 homens: 20 que fazem exercícios regularmente e 20 sedentários. Não foram incluídas mulheres, pois mudanças hormonais durante o ciclo menstrual influenciam a ação dos flavonoides. Os participantes foram separados em dois grupos. Um deles tomou uma bebida feita de cacau com alto nível de flavanóis, e o outro, uma opção com poucos polifenóis. Todos passaram, em seguida, por um teste em que passaram duas horas sentados. Foram medidos vários marcadores vasculares antes e depois de sentar, como a dilatação mediada pelo fluxo (DMF) braquial e femoral, pressão arterial, corrente sanguínea e oxigenação dos músculos. O estudo mostra que os dois grupos que tomaram a versão com poucos flavanóis, que incluíram sedentários e esportistas, tiveram menor dilatação das artérias dos braços e pernas quando sentados. O preparo físico dos participantes não fez diferença nos achados. A pressão diastólica, fluxo sanguíneo e oxigenação dos músculos também caíram. Nos grupos que receberam a bebida rica em flavanóis, não houve queda na dilatação das artérias nos braços ou pernas. Os pesquisadores apontam que este é o primeiro estudo a mostrar que os polifenóis podem ajudar na circulação sanguínea mesmo em indivíduos sedentários e sentados. “Na verdade, é bem fácil adicionar alimentos ricos em flavonoides à sua dieta. Existem produtos de cacau disponíveis em supermercados e lojas de produtos naturais que são processados por métodos que preservam os níveis de flavonoides. Se cacau não é a sua praia, frutas como maçãs, ameixas e frutas vermelhas, nozes e chás preto e verde são itens básicos e fáceis de encontrar na cozinha”, explica o cientista Alessio Daniele, que participou do estudo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Tadalafila: por que o uso recreativo pode ser tão perigoso à saúde 9 de março de 2026 Remédio para disfunção erétil ganhou popularidade nas redes. Mas usar tadalafila sem indicação médica é ineficaz e prejudicial à saúde Read More
Notícias Enxaqueca com aura pode ser fator de risco para AVC em adultos jovens 16 de agosto de 2025 Enxaqueca não é tudo igual. Dentre os diferentes tipos da doença — que causa dores latejantes na cabeça —, está a chamada “enxaqueca com aura”. Nesses casos, a pessoa pode ter sintomas como visão de luzes piscantes, dormência, alterações na fala ou na coordenação motora antes ou durante a crise,… Read More
Notícias Cientistas revelam regra de ouro para jejum intermitente funcionar 23 de janeiro de 2024 O jejum intermitente se popularizou como uma estratégia alimentar onde os praticantes que buscam o emagrecimento passam longos períodos sem se alimentar. Um novo estudo mostra, entretanto, que a dieta por si só não é suficiente para eliminar gordura do corpo. Um detalhe pode fazer toda a diferença. De acordo… Read More