O peso por trás do ‘tô pagando’: como essa frase impacta profissionais, clientes e a harmonia da academia Ouvir 18 de setembro de 2025 Expressão comum entre clientes pode desmotivar equipes, abalar o clima do ambiente de trabalho e comprometer a experiência de todos Por Flávia Brunoro, colunista Fitness Brasil18/9/2025 No segmento de serviços, a frase “tô pagando” carrega um peso que vai além de uma simples transação financeira e pode ser muito desmotivadora para quem trabalha e atende clientes. Apesar de parecer uma simples constatação, ela muitas vezes é usada como um “passe livre” para comportamentos inadequados. + Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024+ Siga a Fitness Brasil no Instagram Quando um cliente se matricula, ele não adquire apenas acesso a equipamentos e aulas. Ele compra, principalmente, o valor intangível que realmente faz a diferença: a expertise e empatia dos professores, o incentivo para atingir objetivos, as amizades e a atmosfera que o fazem querer voltar todos os dias. Infelizmente, muitos clientes não reconhecem este intangível que tem o poder de transformar sua vida para melhor e tratam as pessoas como realizadoras de seus desejos. Muitos acreditam que o pagamento lhes dá o direito de usar sua “autoridade” para desrespeitar pessoas e profissionais que estão ali para ajudá-los. Para o colaborador, esta frase pode ser um verdadeiro gatilho para sentimentos negativos, como raiva, tristeza ou frustração, resultando em reações negativas que não são funcionais para ninguém, ou seja, todos saem perdendo. Leia tambémA empatia como fator chave da gestão da experiência do clienteGestão do tempo e bem-estar: o maior desafio da liderança nas academias e no mercado fitness A academia é, na verdade, uma comunidade. Todos ali — de clientes a professores — buscam algo em comum: saúde, felicidade e bem-estar. Quando um cliente age de forma desrespeitosa, ele não prejudica apenas o profissional, mas a harmonia de todo o ambiente, tornando-o menos acolhedor para todos. Como melhorar esta experiência? Como ajudar os colaboradores que, silenciosamente, sentem-se afrontados, ignorados e invisíveis para muitos clientes? É crucial mostrar à equipe que eles não estão sozinhos. A liderança tem um papel fundamental no suporte ao time e este apoio pode ser direcionado de várias maneiras: Criar um espaço seguro, baseado em escuta ativa, para que eles falem o que sentem, as dificuldades que enfrentam na relação com os clientes. Identificar clientes que geram maior desconforto e conversar sobre estratégias para atuar com cada um deles. Promover reuniões para conversar sobre situações de conflito e como se preparar, prevenir novos episódios. Realizar treinamentos voltados a habilidades sociocomportamentais (softskills), como comunicação assertiva, inteligência emocional, gestão de conflitos, entre outras. Tomar decisões de rescisão do contrato do cliente, quando o desrespeito tenha um impacto relevante e/ou recorrência. Esta ação ajuda a manter o ambiente positivo e reforça para a comunidade da academia (clientes, colaboradores, parceiros), os valores e princípios éticos da empresa. A academia é um lugar de superação, não de superioridade. O objetivo é que a frase “tô pagando” dê lugar a “muito obrigado”, mantendo o espaço onde respeito, dedicação e profissionalismo caminham lado a lado. Flávia Brunoro é psicóloga e Administradora de Empresas. Diretora de Pessoas e Operações da Rede Competition. Especialista e apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas O post O peso por trás do ‘tô pagando’: como essa frase impacta profissionais, clientes e a harmonia da academia apareceu primeiro em Fitness Brasil. Fitness
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