Cerca de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm alguma deficiência visual, indicam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse total, pelo menos 1 bilhão tem algum tipo de condição nos olhos que poderia ter sido evitada ou que ainda não recebeu tratamento.
O Dia da Saúde Ocular, comemorado nesta quarta-feira (10/7), tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, sem tratamento, podem levar à perda da visão.
O oftalmologista Fernando Cresta, do CBV-Hospital de Olhos, aponta que diversas doenças oculares e sistêmicas podem causar cegueira. “Detectar e tratar essas condições precocemente pode reduzir o risco ou retardar a progressão da perda de visão”, destaca.
Entre essas condições, o profissional destaca a catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
8 segredos para preservar a saúde dos olhos
Conforme o médico, alguns hábitos de vida podem melhorar a saúde ocular, garantindo mais qualidade e conforto para a visão e prevenir doenças oculares. Nesse sentido, Fernando recomenda:
1. Faça consultas com o oftalmologista regularmente
Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Caso apresente problemas na visão ou alteração nos olhos, não espere a próxima consulta de rotina. Procure o médico o mais rápido possível e use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista.
2. Mantenha o acompanhamento de doenças
Se você foi diagnosticado com diabetes e/ou hipertensão, o acompanhamento médico é imprescindível para evitar o desenvolvimento ou o agravamento de doenças nos olhos.
3. Evite coçar os olhos frequentemente
Esse hábito, a longo prazo, pode prejudicar a saúde ocular, além de facilitar o acesso de agentes externos que podem causar inflamação e infecção.
Confira as outras dicas no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!