O Ômega 3 é fonte de ácido graxo poli-insaturado essencial, uma gordura boa que possui com alta concentração em EPA (ácido eicosapentaenoico), DHA (ácido docosa-hexaenoico) e ALA (ácido alfa-linolênico). Essencial ao nosso organismo, já que ele não é capaz de produzi-lo e deve ser obtida através da alimentação e/ou suplementação.
O consumo dessa gordura através da alimentação de origem animal são os peixes de águas marinhas, profundas e geladas, como salmão, atum, bacalhau, krilla, já os de fontes vegetais são sementes de linhaça, semente de chia, quinoa, maca peruana e nozes.
Por muitas vezes se faz necessária sua suplementação, já que a alimentação do brasileiro, infelizmente não possui grande oferta desses alimentos fontes de ômega 3.
Quais são os benefícios?
A suplementação com concentrações de DHA são benéficas para melhorar concentração, memória, diminuir sintomas da depressão e ansiedade e desacelerar e prevenir doenças neurodegenerativas, como por exemplo o Alzheimer.
As concentrações EPA são essenciais para diminuição do colesterol, redução da agregação plaquetária e a formação de coágulos, melhorando a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares, ainda possui ação anti-inflamatória, contribui na redução da pressão arterial e problemas de pele como eczema e psoríase.
O ômega 3 é benéfico em todas as etapas da vida, desde a gestação, passando pela infância, idade adulta e envelhecimento.
Durante o pré-natal, por exemplo, o ômega 3 contribui para o desenvolvimento adequado do sistema neurológico do feto e, na infância, pode melhorar o sistema imunológico.
Por isso, ele é recomendado para pessoas de todas as idades, seja para quem buscam uma melhora na saúde cognitiva e/ou cardiovascular ou na prevenção de doenças citadas
Como escolher a suplementação?
Caso o suplemento seja de origem animal, tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, atente-se aos contaminantes ambientais como mercúrio e dioxinas. Algumas marcas sinalizam essa informação no rótulo. Empresas contratadas avaliam a qualidade e pureza do ômega 3, as marcas qualificadas, levam o selo no rótulo, comprovando a pureza do produto.
Observe a lista de ingredientes, desta deve ser somente óleo de peixe e vitamina E. Algumas marcas não adicionam Vitamina E, pela apresentação não causar oxidação do ácido graxo.
A quantidade de EPA e DHA por cápsula. Ela deve ser suficiente para suprir o mínimo da concentração diária destes nutrientes recomendada para sua saúde. Essa é uma informação essencial está no rótulo.
Apesar de não haver nenhuma evidência científica, profissionais recomendam que o consumo seja realizado junto das principais refeições, como almoço e jantar, pois ao fazer isso, evita-se o refluxo e o retro gosto de peixe, sentido por algumas pessoas e também maximiza o aproveitamento de algumas vitaminas presentes nos alimentos.
Referências:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23725919/