OMS parabeniza o Brasil pelo fim da transmissão vertical do HIV Ouvir 20 de dezembro de 2025 Em comunicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o Brasil pela eliminação da transmissão vertical do vírus HIV. O país é o primeiro sul-americano e o mais populoso das Américas a conquistar o marco. Através de sua conta no X (antigo Twitter), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, exaltou o combate ao vírus por parte país, afirmando que o sistema de saúde brasileiro mostrou que é possível dar fim no contágio da doença. A declaração aconteceu nessa sexta-feira (19/12). Leia também Brasil Condomínio é condenado por demitir trabalhador após diagnóstico de HIV Saúde “É possível gerar vidas saudáveis”, conta mãe de 4 filhos que tem HIV Saúde HIV: cientistas anunciam sétimo caso de remissão após transplante Saúde PrEP injetável contra HIV chega ao Brasil. Saiba como conseguir “Parabéns ao Brasil por se tornar o primeiro país da América do Sul – e o maior do mundo – a eliminar a transmissão vertical do HIV. Essa conquista demonstra que a eliminação é possível com diagnóstico precoce, tratamento adequado, acesso a serviços de saúde materna e parto seguro”, exaltou Tedros Adhanom. A passagem vertical do HIV ocorre quando o vírus é repassado da mãe para o bebê. A transferência pode acontecer na gestação, através da placenta; no parto, por meio do contato com sangue e secreções; e em certas situações, pela amamentação. Esse tipo de contágio é dos que mais infecta crianças com o vírus responsável por atacar o sistema imunológico. Também pelo X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a marca e exaltou o esforço das autoridades sanitárias para o avanço. “Um orgulho para o nosso país e para o SUS”, disse. Como o Brasil alcançou o marco contra HIV Segundo a OMS, o país atendeu a todos os critérios para a validação da eliminação da transmissão vertical do HIV, incluindo reduzir esse tipo de passagem para menos de 2%, obter cobertura maior que 95% para cuidados pré-natais, testes de rotina para detecção do HIV e tratamento adequado para gestantes infectada com o vírus. Inicialmente, a avaliação para validação foi realizada por uma comissão independente, apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Foram analisados dados, documentação e funcionamento das unidades de saúde. Posteriormente, os resultados foram julgados pelo Comitê Consultivo Global de Validação da OMS, que foi responsável pela recomendação formal da validação brasileira. “Esta conquista demonstra que a eliminação da transmissão vertical do HIV é possível quando as gestantes conhecem seu status sorológico, recebem tratamento oportuno e têm acesso a serviços de saúde materna e parto seguro. É também resultado da dedicação incansável de milhares de profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e organizações da sociedade civil”, finalizou o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa. Notícias
Morcego com raiva é identificado em SP: veja os riscos para a saúde 10 de abril de 2024 A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo identificou na última semana um morcego com o vírus da raiva, acendendo um alerta entre as autoridades de saúde. Até o momento, a pasta não identificou casos secundários de contaminação em animais domésticos e humanos – o que pode ser altamente perigoso…. Read More
Sangue nas fezes pode indicar câncer raro que matou ex-paquito Robson 24 de junho de 2026 Adenocarcinoma duodenal é um tumor incomum do intestino delgado que costuma apresentar poucos sintomas nas fases iniciais Read More
Nova cápsula ingerível monitora sinais vitais através do intestino 20 de novembro de 2023 Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma cápsula ingerível capaz de monitorar sinais vitais, incluindo frequência cardíaca e padrões respiratórios, a partir do trato gastrointestinal dos pacientes. Conforme divulgado pelos pesquisadores, o dispositivo inovador também mostra potencial para detectar sinais de depressão respiratória durante uma overdose de… Read More