Ouro branco: o que há por trás dos benefícios do kefir para o corpo Ouvir 7 de novembro de 2025 Na busca por uma vida mais saudável, manter bons hábitos alimentares faz toda a diferença. Entre os alimentos que vêm ganhando espaço está o kefir, conhecido como “ouro branco”. A bebida fermentada se popularizou pelos efeitos no intestino e na imunidade. A preparação é feita a partir da fermentação do leite com grãos de kefir, uma combinação natural de bactérias e leveduras benéficas para o organismo. O resultado é um líquido semelhante ao iogurte, porém mais leve, levemente ácido e com textura cremosa. “O kefir é produzido com grãos que fermentam o leite e o tornam mais líquido e ácido, com um leve sabor efervescente devido à presença de gás carbônico”, explica a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Uniceplac, em Brasília. Leia também Vida & Estilo Kefir, kombucha e dois chás aliados da saúde intestinal Claudia Meireles Iogurte ou kefir? Saiba qual alimento agrega mais benefícios à saúde Saúde Ouro branco: alimentos que reforçam a saúde intestinal e imunidade Vida & Estilo Ouro branco: probiótico ajuda na melhora da digestão e fortalece o corpo Microrganismos que equilibram o corpo O segredo do kefir está na diversidade de microrganismos vivos presentes na bebida. Eles atuam como probióticos naturais, ajudando a recompor a microbiota intestinal, que pode ser afetada por fatores como estresse, uso de antibióticos, alimentação desequilibrada ou doenças inflamatórias. “O kefir é uma matriz simbiótica de bactérias e leveduras que fermenta leite ou água com açúcar. Nesse processo surgem probióticos, vitaminas e compostos bioativos que têm impacto direto na microbiota intestinal”, explica a nutricionista Ingrid Ulhoa, que atua em Brasília. Além de favorecer a digestão, a bebida tem baixo teor de lactose, já que parte do açúcar do leite é consumida pelas bactérias durante a fermentação. Por isso, costuma ser bem tolerada até por pessoas com sensibilidade leve ao leite. Há também versões vegetais, feitas com água de coco ou leites vegetais, indicadas para veganos e intolerantes à lactose. Pesquisas indicam que o equilíbrio intestinal está ligado ao cérebro, o chamado eixo intestino-cérebro. Um intestino saudável pode contribuir para reduzir sintomas de ansiedade e melhorar o bem-estar geral. “Alguns compostos gerados na fermentação parecem reduzir marcadores inflamatórios e fortalecer a resposta imune. Ainda não há evidência clínica robusta o suficiente para indicar o kefir como tratamento, mas os resultados são muito promissores”, comenta Ingrid. O fermentado também tem despertado interesse por seus possíveis efeitos sobre o metabolismo. Estudos observam melhora discreta em parâmetros como colesterol e glicemia, embora os especialistas façam questão de destacar que o kefir não é uma solução milagrosa. “É um alimento funcional que atua em sinergia com uma alimentação equilibrada. O kefir ajuda o corpo a funcionar melhor, mas não substitui hábitos saudáveis”, reforça a nutricionista. Mesmo sendo uma bebida bem tolerada, o consumo deve ser gradual, especialmente em pessoas com o intestino sensível, para evitar desconfortos durante a adaptação, orienta Danielle. O kefir é um produto natural que auxilia na digestão, eliminação de toxinas e fornece bactérias benéficas para o intestino Como fazer kefir em casa? Você vai precisar de: 1 a 2 colheres (sopa) de grãos de kefir; 500 ml de leite integral (de preferência sem ultrapasteurização); 1 pote de vidro limpo; 1 pano ou filtro de papel para cobrir. Modo de preparo Coloque os grãos de kefir em um pote de vidro limpo e adicione o leite. Cubra com um pano ou filtro de papel, sem vedar, para permitir a circulação de ar. Deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 24 horas, até que o leite adquira textura mais cremosa e aroma levemente ácido. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Excesso de vitamina D pode causar danos e intoxicação, afirma estudo 13 de abril de 2026 Revisão clínica alerta para riscos do uso excessivo de suplementos de vitamina D. Problemas não costumam estar relacionados ao sol Read More
Notícias Colesterol descontrolado pode aumentar o risco de demência em 60% 30 de janeiro de 2025 Ter variações altas das taxas de colesterol na terceira idade pode representar um risco 60% maior de desenvolver demência em comparação com pessoas que têm níveis mais estáveis. O índice foi apontado por uma pesquisa publicada nessa quarta-feira (29/1) na revista científica Neurology. A investigação foi feita por neurologistas da… Read More
Cannabis medicinal pode aliviar sintomas da menopausa. Entenda 2 de novembro de 2023 A menopausa é uma fase inevitável e repleta de desafios para a maioria das mulheres. Durante o climatério, diversos sintomas afetam a qualidade de vida e o bem-estar. Isso leva as pacientes a buscarem diferentes alternativas para lidar com o desconforto. Nesse contexto, a cannabis medicinal pode ser uma eficiente… Read More