Nas próximas semanas, centenas de peças de marketing de Black Friday disputarão a atenção dos clientes – especialmente nas redes sociais. E você, se preparou para aparecer? Ainda dá tempo de movimentar seu negócio
Yara Achôa, Fitness Brasil
10/11/2023
Novembro chega e a movimentação em termos de marketing aumenta. Empresas dos mais variados segmentos planejam ações para chamar a atenção de consumidores ávidos por descontos da Black Friday.
A ideia surgiu nos Estados Unidos, sendo executada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), tradicional feriado norte-americano comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. A sexta logo após o feriado transformou-se, então, no momento de uma grande liquidação de mercadorias, quando as pessoas vão às ruas para aproveitar preços tentadores – é o dia de maior compra por parte dos consumidores americanos. No Brasil, a Black Friday, enquanto estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez em 2010. E a partir de 2012 grandes lojas começaram a participar.
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Com o objetivo de inaugurar a temporada de compras natalinas e aquecer as vendas de final de ano, a ação atualmente toma conta de todo o mês – várias empresas já colocaram seus blocos na rua, investindo em criatividade e boas ofertas.
Selecionamos 3 ações do mundo fitness – de quem pensou fora da caixa – para inspirar você e seu negócio. Confira:
A Rede Alpha Fitness foi disruptiva e criou uma peça inspirada em Breaking Bad para suas redes sociais, com participações de colaboradores encarnando os personagens Jesse Pinkman e Senhor White. A ideia é ótima, a execução perfeita – e o impacto não poderia ter sido melhor. Sucesso total! Confira aqui



A Panobianco Academia investiu em uma vinheta chamativa, com uma excelente oferta válida para o mês inteiro. “O Black Friday é uma campanha tradicional em nosso negócio, porque é uma época em que o consumidor busca boas ofertas. Para nosso segmento também tem uma importância estratégica pelo fato de ser no mês anterior ao de menor movimento, que é dezembro. Conseguimos, então, fazer uma campanha de preço ajudando a trazer novos alunos – e depois trabalhando para proporcionar boas experiências para mantê-los. Geralmente temos bons resultados – observamos um aumento de cerca de 50% nas matrículas nesse período”, explica André André Panobianco, CEO da Panobianco Academia. Confira aqui
Já a Bodytech preferiu um layout mais tradicional para sua peça de marketing, porém saiu bem na frente, com um “esquenta de Black Friday” já no último dia de outubro, apostando em um bom desconto – três meses grátis no plano anual. Confira aqui