Pesquisa com 10 milhões de pessoas liga ultraprocessados a 32 doenças Ouvir 29 de fevereiro de 2024 Consumir alimentos ultraprocessados é prejudicial para todas as partes do corpo, mostra estudo publicado no The British Medical Journal (BMJ), na quarta-feira (28/2). Ao revisar 45 estudos sobre hábitos alimentares e saúde, os pesquisadores descobriram que este tipo de alimentação está associada a 32 doenças diferentes, incluindo câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Os ultraprocessados são alimentos industrializados produzidos para serem mais atrativos ao paladar. São fabricados com grandes quantidades de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais, e pobres em vitaminas e fibras. Doces, salgadinhos, refeições prontas, biscoitos recheados e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados. Leia também Saúde Estudo: alimentos ultraprocessados aumentam risco de 3 tipos de câncer Saúde Consumo exagerado de ultraprocessados aumenta risco de depressão Saúde Alimentos ultraprocessados podem acelerar declínio cognitivo Saúde Dieta rica em ultraprocessados pode aumentar risco de depressão O consumo frequente de ultraprocessados já foi associado a inflamações no organismo e a doenças crônicas. Em países de renda alta, como a Austrália e os Estados Unidos, eles representam 42% e 58% do total de calorias consumidas por dia, respectivamente. Pesquisadores dos Estados Unidos, Austrália, França e Irlanda se uniram para fazer a revisão de 45 estudos sobre o tema. Juntos, os trabalhos acompanharam aproximadamente 10 milhões de pessoas para compreender os efeitos do consumo recorrente desses alimentos a longo prazo. Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar Impacto dos alimentos ultraprocessados no organismo A ingestão de ultraprocessados foi associada a um risco 50% maior de morte por doenças cardiovasculares – incluindo ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) – e 12% maior de diabetes tipo 2. A alimentação pobre em nutrientes e rica em calorias também foi relacionada a um aumento entre 48% e 53% no risco de desenvolver ansiedade e 20%, no de depressão Os voluntários que comiam mais refeições ultraprocessadas tinham 55% mais probabilidade de serem obesos, 41% a mais de apresentarem problemas de sono e 40% de chiado no peito. As chances de morte por qualquer causa foram aumentadas em 20%. “No geral, os autores descobriram que dietas ricas em alimentos ultraprocessados podem ser prejudiciais para a maioria, talvez para todos, os sistemas do corpo. Não existe razão para acreditar que os humanos possam se adaptar totalmente a estes produtos. 32 riscos de saúde associados ao consumo de ultraprocessados: Mortalidade por todas as causas; Mortalidade por câncer; Mortalidade por doenças cardiovasculares; Mortalidade por problemas cardíacos; Desfechos adversos relacionados ao sono; Ansiedade; Transtornos mentais comuns; Depressão; Asma; Chiado no peito; Desfechos de doenças cardiovasculares combinados; Morbidade de doenças cardiovasculares; Hipertensão; Hipertriacilgliceridemia; Colesterol HDL baixo; Doença de Crohn; Colite ulcerativa; Obesidade abdominal; Hiperglicemia; Síndrome metabólica; Doença hepática gordurosa não alcoólica; Obesidade; Excesso de peso; Sobrepeso; Diabetes tipo 2; Câncer de mama; Câncer em geral; Tumores do sistema nervoso central; Leucemia linfocítica crônica; Câncer colorretal; Câncer pancreático e Câncer de próstata. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Endocrinologista diz principais causas de diabetes e hábitos de risco 28 de dezembro de 2025 A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Isso acontece quando o corpo não produz insulina suficiente ou quando o hormônio não funciona corretamente, dificultando a entrada da glicose nas células, onde ela deveria ser usada como fonte de energia. De acordo com o… Read More
Notícias Ferver água da torneira reduz ingestão de microplásticos 4 de março de 2024 Ferver a água da torneira não só ajuda a eliminar bactérias e outros patógenos, como pode reduzir em mais de 80% as partículas de nano e microplásticos (NMP) presentes. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na quarta-feira (28/02) pela revista Environmental Science & Technology Letters. Nano e microplásticos… Read More
Entenda por que o doce de leite é o pré-treino do momento 19 de julho de 2025 Doce de leite, o pré-treino do momento e mais do que nunca, associado como uma das estratégias pré-treino mais praticadas. Seria então esse alimento tão reconfortante na história do todo brasileiro uma boa fonte de energia para seu treino? Leia também Gastronomia Doce de leite no forno para quem tem… Read More