Pesquisa mostra que uso de fio dental pode reduzir risco de ter AVC Ouvir 30 de janeiro de 2025 De acordo com um estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o uso regular de fio dental pelo menos uma vez na semana pode estar relacionado a um menor risco de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação arterial. Leia também Saúde Novas diretrizes sobre prevenção de AVC ressaltam riscos em mulheres Vida & Estilo Nutri indica legume que ajuda a emagrecer e protege contra o AVC Saúde Treino HIIT de alta intensidade melhora condicionamento pós-AVC Saúde Barriga grande pode aumentar risco de infarto e AVC. Entenda A pesquisa, batizada de estudo Risco de Aterosclerose em Comunidades (ARIC), começou em 1987 e avaliou o uso doméstico de fio dental a partir de um questionário respondido por mais de 6 mil pessoas. Segundo os pesquisadores, o uso de fio dental reduz o risco de derrame pela diminuição de infecções e inflamações orais. Estudos anteriores mostram que as bactérias da boca, quando a higiene bucal adequada não é feita, podem entrar na corrente sanguínea e desencadear inflamações no coração e até a formação de coágulos. A doença periodontal é prevenida principalmente com a escovação dos dentes e o uso frequente de fio dental. Principais sintomas do AVC Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo. Confusão mental. Alteração da fala ou compreensão. Alteração na visão (em um ou ambos os olhos). Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar. Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. AVC e saúde bucal Dos que utilizavam fio dental, 4.092 não sofreram AVC e 4.050 não foram diagnosticados com batimento cardíaco irregular, também conhecido como fibrilação atrial. Além disso, os participantes responderam questionamentos sobre pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, índice de massa corporal (IMC), educação, escovação regular e visitas ao dentista. “Nosso objetivo era determinar qual comportamento de higiene oral (uso de fio dental, escovação ou visitas regulares ao dentista) tem o maior impacto na prevenção de derrame”, revela o professor e principal autor do estudo, Souvik Sen. No decorrer dos 25 anos de rastreamento, 434 participantes tiveram AVCs, dos quais 147 foram causados por coágulos cerebrais em artérias maiores, 97 por coágulos cardíacos e 95 pelo endurecimento de artérias menores. Entre os participantes, 1.291 sofreram com fibrilação atrial no período analisado. Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte no mundo Os resultados do estudo serão apresentados na International Stroke Conference 2025, da American Stroke Association, que acontece na próxima semana. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Anvisa proíbe suplementos alimentares e energéticos com ozônio 6 de novembro de 2025 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a venda e a divulgação de todos os suplementos alimentares e energéticos produzidos pela empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados. A decisão, publicada nessa quarta-feira (5/11), inclui também o recolhimento dos produtos já disponíveis no mercado. De acordo… Read More
Como se livrar da dor das aftas usando o que você tem em casa 12 de agosto de 2025 Sofrendo com aquelas dolorosas aftas? Essas pequenas feridas bucais, que surgem por estresse ou desequilíbrio hormonal, causam grande desconforto e até dificultam a alimentação. Mas a boa notícia é que existem formas naturais de acelerar a cicatrização. Embora não substituam a orientação médica, algumas soluções caseiras aliviam o incômodo. Elas… Read More
Notícias Última refeição tarde da noite favorece ganho de peso e gordura 7 de novembro de 2023 O hábito de fazer refeições muito tarde aumenta o risco de obesidade e de desenvolver complicações relacionadas à síndrome metabólica, como diabetes, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras condições. Isso é o que aponta um estudo inédito da Universidade Federal de Uberlândia, publicado no Clinical Nutrition, que trata de uma… Read More