Por que cada pessoa sente frio de um jeito diferente? Ouvir 13 de junho de 2025 Alguns sentem primeiro as orelhas geladas, outros, as mãos. Cada um sente frio de um jeito diferente, confirma Joachim Latsch, especialista em medicina esportiva da Faculdade de Esportes de Colônia, na Alemanha. Sensores na pele são responsáveis por registrar a temperatura e determinar nossa sensação de frio ou calor. Algumas pessoas têm mais sensores nas orelhas, enquanto em outras, eles se concentram em lugares diferentes do corpo. A quantidade de sensores também é variável, fazendo com que cada um perceba as baixas temperaturas de maneira diferente. Latsch descreve o fenômeno como uma vontade da natureza. “Assim como cada pessoa tem o pé de um tamanho, alguns de nós têm mais desses sensores, outros, menos”, explica. Aliás, um sensor que identifica o frio só é capaz de detectar temperaturas baixas. Ele não dá o alerta de calor. Leia também Brasil Frio, chuvas e ciclone: confira a previsão do tempo pelo país nesta 6ª Brasil Cidade no Brasil registra -6,5°C, recorde de frio em 2025. Saiba onde Saúde Descubra por que sentimos mais fome em dias frios Vida & Estilo Por que o frio pode te fazer ganhar peso — e como evitar isso Temperatura corpórea constante Não importa onde a pessoa mora, seja no sul ou no norte, no Saara ou na Groelândia, a temperatura corpórea média é quase igual para todo mundo. “Todos nós temos uma temperatura média de 36,5°C, que pode variar um pouco dependendo da pessoa”, afirma Latsch. “Se essa temperatura ultrapassa os 42°C, a pessoa passa a correr risco de vida. Também pode ser fatal se for menor do que 30°C”, afirma o especialista. Caso isso aconteça, nossos órgãos vitais, como o coração e o cérebro, passam a funcionar com dificuldade, levando a desmaios e até à morte por hipotermia. O corpo emite, portanto, sinal de alerta quando a temperatura diminui, fazendo com que sintamos frio. Pelos para aquecer Uma leve brisa já é capaz de causar frio, deixando a pele arrepiada. Trata-se de uma herança dos tempos em que o homem tinha bastante pelo. “Todos os nossos pelos têm um pequeno músculo no ponto em que saem da pele. No frio, esse músculo se contrai e faz com que o pelo se arrepie”, explica Latsch. O organismo faz isso para criar uma camada de ar entre os pelos, que não deixa o calor escapar. E onde não há pelos, a pele fica arrepiada. Mais um mecanismo de defesa é ativado no frio: os músculos tremem e os dentes batem. “O corpo percebe: ‘ah, aqui falta calor, eu preciso fazer algo’. E, então, começa a tremer”, diz Latsch. A mandíbula é fixada de maneira relativamente solta a dois eixos e dispõe de uma musculatura muito forte para a mastigação. No frio, esses músculos começam a tremer e, como a mandíbula é bastante móvel, ela bate rapidamente. Mulheres sentem mais frio Quando a gente treme, os músculos se movimentam. Isso faz com que o sangue circule com maior velocidade e nos aqueça. Para as mulheres, a temperatura corpórea é particularmente importante. No frio, o corpo feminino precisa manter os órgãos internos aquecidos para ser capaz de proteger um feto das baixas temperaturas. A massa muscular também é determinante. Nas mulheres, ela compõe 25% do corpo e, nos homens, 45%. E quanto mais músculos, menos frio se sente. Muita gente acha que a gordura pode ajudar, mas não é verdade. Alguém mais gordinho só pode aguentar um ou dois graus a mais do que um indivíduo magro, segundo Latsch. Para quem sente frio com muita facilidade, o especialista em medicina esportiva tem uma dica: “Comer para engordar não é a solução, mas sim movimentar-se”. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Devemos usar colírio na seca? Saiba como manter a saúde dos olhos 24 de julho de 2025 Durante o período de seca, aumenta o número de pessoas com queixas de ardência, coceira e sensação de estar com areia nos olhos. Não é para menos, além da falta de umidade na atmosfera, o uso intenso de ventilador e ar-condicionado, a poluição e a exposição excessiva a telas se… Read More
Notícias Falhas levam à troca de 50 mil canetas de insulina entregues pelo SUS 15 de outubro de 2025 O Ministério da Saúde determinou que seja feita a substituição de canetas de insulina reutilizáveis distribuídas pelo Sistema único de Saúde (SUS) que apresentarem falhas. Ao todo, já foram trocadas 50 mil unidades do produto, que é essencial para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 1. A decisão de… Read More
Por que você não deve ignorar a regra das 4 horas para beber água 10 de junho de 2025 No Brasil, a água da torneira é tratada e fiscalizada para garantir qualidade. Mesmo assim, para evitar germes que podem se acumular, é essencial seguir a regra das quatro horas antes de bebê-la ou usá-la. Leia também Saúde Veja como as fibras ajudam a proteger o corpo de bactérias ruins… Read More