Quase metade dos brasileiros será obesa em 20 anos, diz estudo Ouvir 26 de junho de 2024 A obesidade deve fazer parte da vida de quase metade da população brasileira adulta nos próximos 20 anos, revela pesquisa apresentada nesta quarta-feira (26/6) no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO). Segundo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se as tendências atuais forem mantidas, 48% dos adultos serão obesos até 2044 (83 milhões de pessoas), e outros 27% terão sobrepeso (47 milhões). Leia também Saúde Além da obesidade: Ozempic e similares reduzem risco de outras doenças Claudia Meireles Confira as últimas novidades sobre medicamentos para tratar obesidade Claudia Meireles Universidade sueca descobre 32 tipos de câncer atrelados à obesidade Claudia Meireles Harvard alerta que falta de sono está associada à obesidade A prevalência de obesidade quase dobrou de 2006 para 2019, atingindo 20,3% da população adulta do país. Atualmente, 34% dos brasileiros têm obesidade, e 22% estão acima do peso. Os autores do estudo usaram um modelo de tabela de vida para estimar os impactos do sobrepeso e da obesidade sobre 11 doenças associadas ao índice de massa corporal (IMC) elevado, como doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crônica, cirrose e cânceres, com base em dados demográficos e epidemiológicos de pesquisas nacionais e do Estudo de Carga Global da Doença (GBD). “Com base nas tendências atuais, a carga epidemiológica e econômica do sobrepeso e da obesidade no Brasil aumentará significativamente, portanto políticas robustas precisam ser implementadas no país, incluindo o tratamento dos casos existentes e a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias”, afirmam os autores do estudo. Obesidade mais prevalente entre mulheres e negros Em uma projeção com prazo mais curto, o autor do estudo, o pesquisador Eduardo Nilson, estima que tanto a obesidade quanto o sobrepeso devem atingir níveis recordes no Brasil já em 2030. A maior prevalência ficará concentrada entre as mulheres nos próximos seis anos. Estima-se que 30,2% terão obesidade, e 37,7%, sobrepeso em 2030. Para os homens, a estimativa é de 28,8% com obesidade, e 39,7%, com sobrepeso. As pessoas negras e de outras etnias minoritárias também devem ser as mais atingidas. Estima-se que, em 3030, 31,1% delas terão obesidade, e 38,2%, sobrepeso. Entre as pessoas brancas, os índices são de 27,6% e 38,8%, respectivamente. O Brasil é um país em que são consumidas mais em média 3 mil calorias por dia Enfrentamento à epidemia de obesidade Os autores do estudo apontam uma série de medidas que podem ser tomadas para enfrentar a crescente epidemia de obesidade. A primeira delas é o tratamento de casos existentes de obesidade dentro do sistema de saúde, evitando também que casos de sobrepeso evoluam para obesidade. As orientações também incluem a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis. “Desde a primeira infância até a idade adulta, melhorando os ambientes alimentares”, sugerem os pesquisadores da Fiocruz. Escolhas alimentares saudáveis incluem o consumo de uma diversidade de alimentos frescos e minimamente processados, bem como evitar alimentos ultraprocessados. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Está malhando? Veja melhores suplementos para aumentar os resultados 29 de janeiro de 2024 Quem começou a praticar alguma atividade física ou está pensando em iniciar tem uma listinha de compras básica: roupas leves, um tênis adequado e, se quiser ter resultados mais expressivos, suplementos. As substâncias sintéticas foram criadas para complementar necessidades nutricionais — para funcionar da melhor maneira possível, o organismo precisa… Read More
Estudo mapeia 7 milhões de células e mostra como o corpo envelhece 2 de março de 2026 Atlas mostra que o corpo envelhece de forma sincronizada entre os órgãos, começa na meia-idade e pode abrir caminho para novas terapias Read More
Notícias Amicretina: saiba mais sobre nova aposta da fabricante do Ozempic 21 de maio de 2024 Durante encontro virtual com a imprensa nesta terça-feira (21/5), o CEO da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jørgensen, revelou que a amicretina é uma das principais apostas da farmacêutica para o futuro. A Novo Nordisk tornou-se uma das empresas mais rentáveis do mundo após a comercialização da semaglutida, princípio-ativo do Ozempic… Read More