Saiba o que acontece no seu corpo quando você faz jejum intermitente Ouvir 26 de março de 2025 Um estudo publicado recentemente na revista ABC Cardiol mostrou o papel do jejum intermitente associado à dieta low carb na prevenção de risco cardiovascular e no tratamento de pessoas com pré-diabetes. O trabalho acompanhou um grupo de aproximadamente 500 pessoas durante dois anos. Elas foram separadas em dois grupos: o primeiro se submeteu a um jejum de 16 horas, de três a quatro vezes por semana, aliado a uma dieta low carb, com menos de 130 gramas de carboidratos por dia. Já no segundo, considerado grupo de controle, as pessoas puderam manter seu padrão de dieta habitual. Leia também Saúde Como o jejum intermitente pode estar associado à compulsão alimentar Saúde Jejum intermitente ou déficit calórico? Qual emagrece mais rápido Saúde Jejum intermitente oferece 2 benefícios importantes contra a obesidade Claudia Meireles Entenda como o jejum intermitente pode contribuir para a longevidade O estudo apontou que, após o período, observou-se a redução do peso corpóreo, redução dos níveis de hemoglobina glicada e da glicose de jejum, redução de LDL e redução de lesão micro e macro vascular. Isso explicitou que a associação das duas dietas reduzia a evolução do pré-diabetes e complicações micro e macro vasculares. Dentre as principais doenças identificadas estavam a retinopatia, que é a doença do fundo dos olhos, a neuropatia e a angina, que é a dor no peito. “Além de ajudar no emagrecimento, essas práticas trazem inúmeros benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Mas é importante consultar um profissional antes de iniciar qualquer mudança na dieta”, destaca o médico cardiologista Rizzieri Gomes. Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Mãe superdotada descobre que os dois filhos têm altas habilidades 23 de agosto de 2025 Eduardo Vilela, de 11 anos, e Helena, de 9, foram diagnosticados com superdotação ainda na primeira infância. O primogênito teve a presença de altas habilidades identificada aos 3 anos; a caçula, aos 5. Desde então, a rotina da família passou a girar em torno de estímulos constantes, jogos estratégicos e… Read More
Ser “atleta de fim de semana” reduz risco de 264 doenças, diz estudo 16 de agosto de 2025 Um estudo revelou que fazer atividade física somente no fim de semana, nos sábados e domingos, é tão efetivo quanto a prática de exercício de segunda a sexta para a saúde. De acordo com a pesquisa realizada por estudiosos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, os “atletas de fim… Read More
Dormir em rede pode ajudar prematuros a ganharem peso, indica estudo 8 de abril de 2026 Pesquisa observou que bebês posicionados no utensílio ganharam mais peso durante a internação na unidade neonatal Read More