Saiba quantas xícaras de café tomar por dia para obter benefícios Ouvir 1 de outubro de 2024 Pesquisadores chineses descobriram que tomar três xícaras de café por dia está associado a um menor risco de doenças cardiometabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade. Publicado em 17 de setembro no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o estudo usou dados do UK Biobank, banco de informações que acompanha a saúde de 500 mil moradores do Reino Unido, para estimar a quantidade de café ideal para trazer benefícios à saúde. Leia também Saúde Dia Mundial do Coração: os primeiros indícios de que algo não está bem Vida & Estilo Descubra a bebida alcoólica mais benéfica para o coração Vida & Estilo Parou com o café? 5 sinais do corpo que indicam abstinência da bebida Vida & Estilo Veja erro comum ao tomar café que pode aumentar a gordura corporal De acordo com os cientistas, todos os indivíduos com o hábito de tomar café apresentaram menor risco de desenvolver doenças cardiometabólicas, sendo que as pessoas que consumiam entre 200 mg e 300 mg, quantidade equivalente a três xícaras, apresentaram os melhores resultados entre os grupos pesquisados. “As descobertas destacam que promover quantidades moderadas de ingestão de café ou cafeína como um hábito alimentar para pessoas saudáveis pode ter benefícios de longo alcance para a prevenção da doenças cardiometabólicas”, disse o principal autor do estudo, Chaofu Ke, professor da Faculdade de Medicina de Suzhou, em Suzhou, na China. Sabe-se que a ingestão de café, chá ou cafeína impacta nos metabólitos da lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL), um tipo de colesterol ruim. A cafeína é capaz de diminuí-los, o que é bom para a saúde do coração e do sistema circulatório. Contraindicações A recomendação das associações médicas é justamente para o consumo de até 300 mg de cafeína por dia. Estudos mostram que ingestões acima de 600 mg por dia causam insônia, nervosismo, e irritabilidade. Também podem levar a um aumento da pressão arterial e provocar dores de estômago. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Ouvir podcasts sem parar pode fazer mal ao cérebro? Entenda 8 de setembro de 2023 Você está entre as pessoas que passa boa parte do tempo escutando podcasts? Muitos indivíduos estão constantemente puvindo programas de áudio em casa, no ônibus, no carro, na academia ou durante uma caminhada. A intenção pode ser receber informações, se concentrar, driblar a solidão ou, até mesmo, evitar a socialização…. Read More
Notícias Cientistas criam software para prever quando órgãos humanos vão falhar 8 de dezembro de 2023 À medida que envelhecemos, é natural que partes do nosso corpo comecem a apresentar problemas, assim como as peças de um carro velho. Mas, imagine se pudéssemos adivinhar qual dos órgãos vai começar a falhar primeiro. Pesquisadores da Stanford Medicine encontraram uma maneira de identificar quando os órgãos estão envelhecendo… Read More
Especialista esclarece se vale a pena fazer dieta anti-inflamatória 21 de março de 2026 Professor explica que dieta personalizada, com acompanhamento profissional, é melhor forma de combater estado constante de microinflamação Read More