Só 5 dias: como é a nova dieta que imita efeito do jejum e rejuvenesce Ouvir 21 de fevereiro de 2024 Já imaginou ter os benefícios que o jejum intermitente oferece para a saúde sem passar longos períodos sem se alimentar? Essa é a premissa da dieta que imita o jejum, também conhecida como fasting mimicking diet (FMD), em inglês. Um estudo publicado nessa terça-feira (20/2) na revista Nature Communications mostra que seguir um cardápio com poucas calorias, rico em vegetais e pobre em proteínas e carboidratos, por apenas cinco dias do mês tem efeitos positivos tanto na função celular quanto na expectativa de vida. A dieta que imita o jejum foi desenvolvida pelo biólogo Walter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, após anos de pesquisa. O cardápio foi pensado para simular os resultados de um jejum com o consumo apenas de água, mas sem perder a ingestão de nutrientes essenciais ao organismo. A ideia é tornar a experiência da restrição calórica mais tolerável. Leia também Saúde Dieta de 5 dias que imita jejum diminui idade biológica, diz estudo Claudia Meireles Conheça dieta que ajuda a emagrecer e faz bem para o coração Saúde Dieta vegana melhora vida sexual dos homens e trata disfunção erétil Claudia Meireles Conheça substitutos saudáveis para cortar de vez o açúcar da dieta Como fazer a dieta que imita o jejum? Ao contrário do jejum intermitente – um padrão alimentar que alterna entre períodos de alimentação e jejum por semana –, a nova dieta deve ser feita por um período limitado. Durante cinco dias seguidos, os praticantes fazem refeições ricas em gorduras insaturadas (obtidas principalmente em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes) e pobres em calorias, proteínas e carboidratos. Nos 25 dias seguintes do mês, a alimentação volta ao normal. No estudo de Longo, os voluntários consumiram sopas à base de vegetais, barrinhas e bebidas energéticas, salgadinhos saudáveis, chá e um suplemento com altos níveis de minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais nos cinco dias do experimento. No primeiro dia, as refeições continham 1,1 mil calorias, sendo compostas por 46% de gordura, 11% de proteína e 43% de carboidratos. Entre o segundo e quinto dia, os pratos passaram a ter cerca de 715 calorias, com 44% de gordura, 9% de proteína e 47% de carboidratos. A estratégia foi repetida nos três meses seguintes. “Sabe-se que a nutrição diária e, particularmente, os níveis e fontes de proteínas e carboidratos, desempenham um papel fundamental na aceleração do processo de envelhecimento e na mortalidade em roedores e possivelmente em humanos”, consideram os autores do estudo. O jejum intermitente padrão consiste em fazer jejum de 16 horas apenas com água liberada Benefícios Exames de sangue mostraram que os adultos que seguiram a dieta tiveram uma redução de fatores de risco para a diabetes – com menor resistência à insulina e níveis mais baixos de açúcar no sangue. Imagens de ressonância magnética mostraram a diminuição da gordura abdominal e da gordura no fígado, o que sugere um risco reduzido de síndrome metabólica. Seguir a dieta que imita o jejum por três meses também diminuiu a idade biológica dos participantes em 2 anos e 6 meses, em média. Ou seja, elas tinham organismos mais saudáveis e jovens. “Este estudo mostrou, pela primeira vez, evidências de redução da idade biológica em dois ensaios clínicos diferentes, acompanhados por indicadores de rejuvenescimento da função metabólica e imunológica”, conta Longo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Técnica com IA melhora caminhada de pessoas com Parkinson, diz estudo 24 de julho de 2025 Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, desenvolveram um método para melhorar a capacidade de caminhada de pessoas com Parkinson. A técnica combina estimulação cerebral profunda com algoritmos de inteligência artificial para personalizar o tratamento. Alterações na caminhada são comuns na progressão do Parkinson. A… Read More
Notícias Estudo revela hábito de sono que pode aumentar risco de derrame 11 de dezembro de 2024 Um estudo feito no Canadá mostra que não seguir um padrão de sono – com horários específicos para dormir e acordar – pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares graves, como derrame e infarto. Segundo o trabalho publicado no Journal of Epidemiology & Community Health, mesmo as pessoas que dormem… Read More
Notícias Abacaxi: quais são as vantagens de usar a casca e como aproveitá-la 28 de outubro de 2024 O abacaxi é uma das frutas da estação e seu preço está mais convidativo nos supermercados. Muita gente que usa o alimento na dieta não sabe que a casca do abacaxi tem um valor nutricional enorme e pode ser aproveitada para uma série de preparos que fazem bem à saúde…. Read More