Suco de beterraba melhora a saúde do coração e a circulação nas pernas Ouvir 26 de julho de 2024 Incluir o suco de beterraba na rotina pode reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa, de acordo com estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A beterraba é rica em nitrato, substância que faz o corpo produzir óxido nítrico. O óxido nítrico funciona como um vasodilatador natural, facilitando a circulação sanguínea e ajudando a controlar a pressão arterial. Leia também Saúde Cardiologista aponta os piores alimentos para a saúde do coração Claudia Meireles Alimento que costuma ir para o lixo turbina a saúde do coração; veja Bem-Estar Xô, trombose! 3 exercícios para melhorar a circulação em voos longos Saúde Cansaço excessivo na menopausa: entenda as causas e como tratar No estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition, em junho deste ano, os pesquisadores relatam que o consumo diário do suco da beterraba funcionou para melhorar a função dos vasos sanguíneos em mulheres na menopausa. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres, com risco aumentado após a menopausa. “Após a menopausa, as mulheres não produzem mais estrogênio, hormônio que ajuda a produzir o óxido nítrico no corpo. Essa perda de produção de óxido nítrico contribui para o aumento substancial do risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa”, explica o principal autor do estudo, Delgado Spicuzza, em comunicado. Estudo sobre os efeitos do suco da beterraba O estudo foi feito com 24 mulheres com idades entre 50 e 60 anos. A metade das participantes estava na pós-menopausa precoce (de um a seis anos após o último ciclo menstrual) e a outra metade na pós-menopausa tardia (com mais de seis anos após a última menstruação). Elas foram divididas em dois grupos para comparar os efeitos do consumo de um suco de beterraba rico em nitrato. A bebida estava suplementado com 400 mg de nitrato para cada 70 mL. Normalmente, 8g de nitrato são encontradas em cada 500 mL de suco de beterraba. A dilatação da artéria foi medida um dia antes de iniciar a suplementação e aproximadamente 24 horas após a última dose de suco de beterraba para comparação. As mulheres que tomaram o suco rico em nitrato tiveram um aumento significativamente maior no fluxo da artéria braquial em comparação às que tomaram o placebo. Mas os pesquisadores observaram que a proteção oferecida pelo nitrato foi perdida dentro do período de 24 horas após a dose final. “A suplementação de suco de beterraba rico em nitrato por sete dias melhorou a função endotelial a um nível clinicamente significativo em mulheres na pós-menopausa, sem diferença entre a menopausa precoce e tardia. Essa descoberta é de particular importância, dado que evidências anteriores e a hipótese do tempo sugerem que intervenções farmacêuticas são menos eficazes na reversão da disfunção endotelial em mulheres com mais de seis anos desde a menopausa”, afirmam os pesquisadores no artigo científico. Os pesquisadores destacam que é preciso fazer uma investigação mais aprofundada sobre a dose diária ideal de nitrato na dieta e o momento certo da suplementação na vida das mulheres para entender melhor os efeitos da proteção oferecida pelo nitrato na pós-menopausa. Receita de suco de beterraba Ingredientes 2 beterrabas médias; 3 cenouras médias; 500ml de água gelada; 4 colheres de sopa de mel para adoçar (opcional). Modo de preparo Corte as beterrabas e as cenouras em pedaços grandes. Junte todos os ingredientes e bater no liquidificador. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Pálpebra é região sensível ao câncer de pele. Veja sinais do tumor 15 de dezembro de 2023 O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, entre homens e mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Uma das regiões do corpo mais sensíveis… Read More
Notícias Não se vacinar aumenta chance de Covid longa, diz estudo brasileiro 6 de dezembro de 2023 As pessoas que não tomaram todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 tiveram mais chances de ter Covid longa. A conclusão é de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise aponta que as chances de ter Covid longa… Read More
Chá anti-inflamatório ajuda no ganho de massa muscular e emagrecimento 4 de junho de 2025 Você sabia que o amendoim, além de ser um petisco delicioso, pode se transformar em um chá potente para a sua saúde? Essa bebida inusitada é uma forma versátil de aproveitar os benefícios do grão, rico em compostos que ajudam o corpo de várias maneiras. O chá de amendoim tem… Read More