As flexões são um excelente exercício de fortalecimento dos músculos superiores. Porém, existem tipos de flexão que podem adicionar desafios a mais e proporcionar estímulos diferentes aos músculos.
Preparamos um mini guia com 3 tipos de flexão que podem te ajudar a variar o treino e obter resultados ainda mais satisfatórios. Confira!
Sumário
- Quais músculos a flexão trabalha?
- Benefícios da flexão
- 3 tipos de flexão para variar o treino
- Flexão Tradicional
- Flexão de Braço Fechada
- Flexão Inclinada
Quais músculos a flexão trabalha?
Altamente eficazes para fortalecer e tonificar, as flexões são ótimas para quem quer fortalecer os músculos peitorais, os deltoides (ombros) e os tríceps (parte posterior dos braços).
Além disso, outros músculos secundários, como os músculos do core e os músculos das costas, também são recrutados para ajudar a estabilizar o corpo e manter a postura correta.
Benefícios da flexão
As flexões oferecem uma série de benefícios para o fortalecimento e desenvolvimento dos músculos superiores, além de contribuírem para a melhoria do condicionamento físico geral. Confira os principais:
- fortalecimento do peitoral;
- desenvolvimento dos deltoides;
- fortalecimento dos tríceps;
- melhoria da estabilidade do core;
- aumento da resistência e condicionamento;
- versatilidade e acessibilidade.
3 tipos de flexão para variar o treino
Existem diferentes tipos de flexão que podem ser incorporadas à sua rotina de exercícios. Além da tradicional flexão de braço, há outras opções que oferecem desafios diferentes para os músculos. Confira as principais.
Flexão Tradicional
A flexão tradicional, também conhecida como flexão de braço padrão, é a forma clássica desse exercício. Ela é realizada com as mãos apoiadas no chão, ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros.
Os cotovelos são flexionados enquanto o corpo é abaixado, mantendo uma postura reta, e, em seguida, empurrando o corpo de volta à posição inicial. Essa variação é excelente para fortalecer os músculos do peito, dos ombros e dos tríceps.
Flexão de Braço Fechada
A flexão de braço fechada é realizada com as mãos posicionadas próximas uma da outra, alinhadas com o peito.
Nessa variação, os cotovelos permanecem próximos ao corpo enquanto você abaixa o tronco em direção ao chão. Essa variação coloca mais ênfase nos tríceps, tornando-os o grupo muscular principal trabalhado durante o exercício.
Flexão Inclinada
A flexão inclinada é executada com as mãos apoiadas em uma superfície elevada, como uma cadeira, banco ou uma barra de paralelas inclinada. Nessa posição, o corpo forma um ângulo inclinado em relação ao chão.
A flexão inclinada é uma opção mais acessível para quem está começando ou busca uma variação menos desafiadora. Ela ainda trabalha os músculos do peito, dos ombros e dos tríceps, mas com menor intensidade.
- Leia também: 10 dicas de treino de membros superiores.
Veja também como realizar a flexão nórdica:
REFERÊNCIAS:
HIPERTROFIA.ORG. <https://www.hipertrofia.org/blog/2021/08/13/flexao-com-pegada-aberta-ou-fechada-qual-e-melhor/> Acesso em: 07/07/2023.
O post Tipos de flexão: 3 variações para trabalhar diferentes músculos apareceu primeiro em Growth Blog.