Uso excessivo de telas: veja 4 dicas para combater a fadiga digital Ouvir 15 de março de 2025 O uso excessivo de dispositivos eletrônicos, especialmente o celular, tem se tornado um desafio cada vez maior para a saúde mental e física. De acordo com dados recentes de uma pesquisa da Data.AI, o Brasil está entre os países com maior tempo de uso diário de smartphones. Os resultados indicam que, em média, os brasileiros dedicam cinco horas por dia aos seus celulares, colocando o país em quinto lugar no ranking global. Essa informação reforça a percepção de que o hábito ocupa um espaço central nas nossas vidas, podendo nos levar à fadiga digital. Segundo a psicóloga Vânia Wiezel, parceira da TotalPass, o impacto da exposição contínua às telas vai além do desconforto visual. O excesso de tempo diante de dispositivos pode comprometer a qualidade do sono, prejudicar a saúde postural e afetar negativamente o equilíbrio emocional. Além disso, pode gerar estresse, ansiedade e até mesmo depressão, tornando-se um fator prejudicial para a produtividade e as interações sociais. Leia também Claudia Meireles Coisa de criança? Veja o que experts têm a dizer sobre o uso de telas Saúde Uso excessivo de telas pode atrapalhar a fala e linguagem das crianças Saúde Estudo: uso excessivo de celular pode ser tão viciante quanto fumar Bem-Estar 5 formas de evitar dores no pescoço pelo uso excessivo de celular Para ajudar a manter um uso mais consciente da tecnologia e melhorar a qualidade de vida, a especialista listou quatro dicas práticas para controlar o uso de excessivo de telas e evitar a fadiga digital. Confira: 1 – Estabeleça limites para o uso das telas Para facilitar esse controle, há aplicativos que monitoram o tempo de tela e ajudam a programar pausas estratégicas ao longo do dia. Isso permite uma maior consciência sobre o uso dos dispositivos, contribuindo para uma relação mais equilibrada com a tecnologia. Porém, a especialista deixa claro que o cuidado vai muito além disso. “Evitar o uso de eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir é essencial para melhorar a qualidade do sono e reduzir os efeitos nocivos da exposição prolongada à luz azul, promovendo um descanso mais reparador”, alerta a psicóloga. 2 – Crie momentos livres de tecnologia A implementação de atividades livres de dispositivos eletrônicos, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, é uma estratégia eficaz para estimular momentos de desconexão e promover um estilo de vida mais equilibrado. Assim, o cérebro consegue descansar da sobrecarga de informação e interações digitais. “Reservar intervalos do dia para atividades que não envolvam o celular, como caminhar ao ar livre, ler um livro ou praticar esportes, contribui para a redução da dependência dos dispositivos e favorece uma rotina mais saudável, proporcionando uma sensação maior de bem-estar e melhorando a qualidade das interações sociais”, aponta a psicóloga. Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Juba de leão: conheça as evidências científicas sobre o fungo 8 de julho de 2025 *O artigo foi publicado pelo doutor em farmacologia Fabricio Pamplona, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Se você nunca ouviu falar do Hericium erinaceus, talvez o reconheça pelo nome mais chamativo: Juba de Leão (tradução direta do inglês “Lion’s mane”). O apelido… Read More
Notícias Masking: o que é a camuflagem do autismo e como atrapalha diagnóstico 2 de abril de 2024 Pessoas com neurodivergências de grau leve muitas vezes vivem desconfortos e condições incômodas sem nem perceber para tentar disfarçar socialmente os sinais de suas condições. Pessoas com autismo leve são algumas das atingidas por este mecanismo de defesa conhecido como masking ou mascaramento. Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo… Read More
Notícias Bolo envenenado: saiba o que é arsênio e riscos para a saúde 6 de janeiro de 2025 Nesta segunda-feira (6/1), a Polícia Civil confirmou que o envenenamento por arsênio foi a causa da morte de três pessoas após consumirem um bolo em Torres, no Litoral do Rio Grande do Sul. O crime ocorreu em 22 de dezembro de 2024. Deise Moura dos Anjos, nora de Zeli dos… Read More