Vermelhidão ou coceira na pele, nariz congestionado, espirros, refluxo, dor abdominal, enxaqueca, ansiedade, insônia… Parecem sintomas “corriqueiros”, muitas vezes associados a patologias bem conhecidas como, rinite, gastrite, ou até mesmo desencadeados devido à correria do dia a dia. Mas você sabia que quando esses sintomas surgem de forma simultânea pode ser um sinal de intolerância à histamina?
Mas afinal, o que é a histamina? Qual o papel dela no nosso corpo? E o que acontece nos casos de intolerância?
O que é Histamina?
É uma substância (amina biogênica) vasodilatadora produzida pelas células do nosso organismo, principalmente do sistema imunológico, ou adquirida através de determinados alimentos que está relacionada a processos inflamatórios e alérgicos.
Como ela age no nosso corpo?
Após produzida, a histamina fica armazenada em nosso corpo, e sempre que ocorre um estímulo de destruição das células, seja decorrente de frio, toxinas, traumas ou veneno de animais, por exemplo, ela é liberada como uma forma de defesa e se liga a receptores histamínicos, promovendo uma maior vasodilatação e permeabilidade dos vasos capilares, ocasionando a excitabilidade de neurônios envolvidos com a sensação de dor, uma série de sintomas alérgicos e agravando quadros inflamatórios.
Além disso, participa da contração de alguns músculos, produção de ácido pelo estômago e aceleração do ritmo cardíaco.
Intolerância a Histamina
Cada vez mais cresce o número de pessoas procurando atendimento médico devido a presença de sintomas gastrointestinais funcionais ou crônicos sem motivo aparente, normalmente associados a questões respiratórias, cardiovasculares e até mesmo sintomas relacionados ao sistema nervoso.
The post Você já ouviu falar em intolerância à histamina? appeared first on Blog Mundo Verde.