Consumo diário de pistache pode melhorar a saúde ocular, aponta estudo Ouvir 27 de outubro de 2024 Um estudo realizado por pesquisadores da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Universidade Tufts, nos Estados Undios, revelou que o consumo diário de pistaches pode melhorar significativamente a saúde ocular ao aumentar a densidade óptica do pigmento macular (MPOD). A melhoria é atribuída ao pigmento vegetal luteína, essencial para proteger os olhos da luz azul e dos danos relacionados à idade. A pesquisa, publicada no The Journal of Nutrition em 17 de outubro, incluiu 36 adultos saudáveis divididos em dois grupos: um que consumiu 57 gramas de pistache diariamente e outro que manteve a dieta habitual, sem a oleaginosa. Os pesquisadores mediram o MPOD e os níveis de luteína no sangue dos voluntários no início do estudo, após seis semanas e ao final de 12 semanas. Os resultados mostraram que os participantes que consumiram pistaches tiveram um aumento significativo na densidade óptica do pigmento macular após seis semanas e o efeito foi mantido até o final do estudo. “Nossas descobertas indicam que os pistaches não são apenas um lanche nutritivo, mas também podem fornecer benefícios significativos para a saúde ocular”, afirma Tammy Scott, neuropsicóloga clínica e pesquisadora principal do estudo, em comunicado à imprensa. “Isso é especialmente importante à medida que as pessoas envelhecem e enfrentam maiores riscos de deficiência visual”, explica. Leia também Vida & Estilo Hidrata, protege e dá brilho: aposte no pistache para cuidar do cabelo Saúde Pistache: saiba quais são seus benefícios para a saúde Conteúdo especial Período forte de seca no DF cria cenário prejudicial à saúde ocular Saúde Coçar o olho afeta a retina? 10 mitos e verdades sobre saúde ocular A luteína do pistache e sua ação protetora nos olhos O diferencial dos pistaches está na presença de luteína, um antioxidante potente que se acumula na retina e filtra a luz azul, a principal causadora de danos celulares na visão. O estudo mostrou que o consumo das oleaginosas quase dobrou a ingestão diária de luteína dos participantes, que normalmente é muito baixa na dieta americana. “Ao simplesmente incorporar um punhado de pistaches na sua dieta, você pode melhorar sua ingestão de luteína, que é crucial para proteger seus olhos”, observa a pesquisadora. A substância também pode beneficiar a função cerebral. “A luteína atravessa a barreira hematoencefálica, onde pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação”, comenta Elizabeth Johnson, co-pesquisadora do estudo. O pigmento se acumula seletivamente no cérebro e pode desempenhar um papel na redução do declínio cognitivo. Pesquisas sugerem que níveis mais altos de luteína estão associados a um melhor desempenho cognitivo, incluindo memória e velocidade de processamento, tornando os pistaches uma adição valiosa à dieta que visa o envelhecimento saudável. Além disso, os pistaches são uma fonte de gordura saudável, o que potencialmente aumenta a absorção da luteína pelo corpo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Suco de beterraba melhora a saúde do coração e a circulação nas pernas 26 de julho de 2024 Incluir o suco de beterraba na rotina pode reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa, de acordo com estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A beterraba é rica em nitrato, substância que faz o corpo produzir óxido nítrico. O óxido nítrico funciona como… Read More
Notícias Vacina contra dengue do Butantan mantém eficácia por 3,7 anos 9 de agosto de 2024 Os resultados do estudo de fase 3 da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan mostram que o imunizante mantém a segurança e eficácia por uma média de 3,7 anos. Os dados foram publicados nessa segunda (5/8) na revista científica The Lancet Infectious Diseases. O artigo mostra ainda que… Read More
Notícias Perda auditiva pode aumentar risco de declínio cognitivo, diz estudo 14 de março de 2025 A perda da audição não prejudica apenas os ouvidos, um novo estudo mostra que ela pode afetar também a saúde cerebral. Pesquisadores brasileiros descobriram que pessoas com perda auditiva são mais propensas a ter um declínio cognitivo mais rápido do que aquelas com a audição preservada. As novas evidências são… Read More