Estudo revela quantos minutos de vida são perdidos ao comer junk food Ouvir 13 de dezembro de 2024 Com que frequência você consome junk food, como pizza, cachorro-quente e refrigerante? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostra que esse tipo de alimento tem um impacto importante na redução da expectativa de vida. Os pesquisadores analisaram a composição de 5.853 alimentos e determinaram seus custos para a saúde com base nos aditivos, micro e macronutrientes — como gorduras, calorias e açúcares — presentes nas receitas. A lista de alimentos incluiu carnes processadas, doces, peixes e vegetais, por exemplo. Leia também Claudia Meireles Nutricionista revela os perigos de comer fast-food todos os dias Claudia Meireles Nutricionistas explicam qual é o fast-food mais perigoso para a saúde Negócios Mortes e doenças ligadas a ultraprocessados custam R$ 10,4 bi ao ano Saúde Ultraprocessados podem afetar a saúde mental. Entenda Junk food e expectativa de vida Os resultados sugerem que um cachorro-quente equivale a 36 minutos a menos de vida. Se ele for consumido com refrigerante, isso custará outros 12 minutos. Cada cheeseburger equivale a cerca de nove minutos a menos na expectativa de vida de quem o consome. As carnes curadas, como presunto cru, podem custar 24 minutos de vida. Os cientistas explicam que o cachorro-quente, em especial, apresenta um risco maior para o organismo porque contém conservantes como nitritos e nitratos. Essas substâncias estão associadas ao câncer de cólon. O alimento também é rico em açúcar e gordura, dois ingredientes ligados à diabetes. Alimentos ultraprocessados são considerados os vilões da saúde Por outro lado, os pesquisadores descobriram que outros alimentos, como frutas e vegetais, ajudam a aumentar a expectativa de vida. Até mesmo sanduíches com pasta de amendoim ou geleia caseira são benéficos à saúde, proporcionando 32 minutos a mais de vida. A análise também indicou que substituir apenas 10% da ingestão de calorias diária de carne bovina e carne processada por frutas, vegetais, nozes, legumes e frutos do mar poderia oferecer melhorias substanciais na saúde. A pessoa que segue essa estratégia pode adicionar cerca de 48 minutos à expectativa de vida e gerar uma redução de 33% na pegada de carbono da dieta. “A urgência de mudanças na dieta para melhorar a saúde humana é clara. Nossas descobertas demonstram que pequenas substituições direcionadas oferecem uma estratégia viável e poderosa para atingir benefícios significativos à saúde e ao meio ambiente sem exigir mudanças drásticas na dieta”, disse o principal autor do estudo, Olivier Jolliet, quando o levantamento foi publicado na revista Nature, em 2021. Outros estudos já mostraram a associação entre uma dieta rica em alimentos ultraprocessados e o aumento do risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e câncer. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Movimentos da infância podem reduzir a dor lombar crônica, diz estudo 8 de janeiro de 2026 Pesquisa mostra que exercícios simples melhoram equilíbrio, confiança corporal e funcionalidade, mesmo sem eliminar totalmente a dor Read More
Segredos dos centenários saudáveis e dos super centenários do Brasil 12 de julho de 2024 O conhecimento das características de pessoas que chegam aos 100 anos com saúde e disposição é uma área de interesse crescente da ciência. No laboratório de pesquisa que coordeno na Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, estamos estudando centenários saudáveis e um… Read More
Notícias Entenda os riscos de beijar bebês recém-nascidos e como reduzi-los 1 de janeiro de 2025 *Artigo escrito pela professora Primrose Freestone, microbiologista clínica sênior na Universidade de Leicester, na Inglaterra, para a plataforma de divulgação científica The Conversation. Existe um viés cognitivo chamado “a maldição do conhecimento” (ou “a maldição da especialização”). Ocorre quando presumimos incorretamente que todos sabem tanto quanto nós sobre um determinado… Read More