Café sem açúcar pode reduzir risco de demência, sugere estudo Ouvir 21 de janeiro de 2025 Uma pesquisa realizada por pesquisadores chineses sugere que o consumo regular de café diminui as chances do desenvolvimento de demência. O estudo foi feito a partir de registros de saúde de 204.847 pessoas no Reino Unido com idades entre 40 e 69 anos no início da observação. “A maior ingestão de café com cafeína, particularmente a variedade sem açúcar, foi associada a riscos reduzidos de doença de Alzheimer e demências relacionadas, e doença de Parkinson “, contam os estudiosos em artigo publicado em outubro do ano passado no American Journal of Clinical Nutrition. Leia também Vida & Estilo Esfoliante natural com café hidrata a pele e reduz linhas de expressão Saúde Whey protein pode ser consumido com café? Nutricionistas explicam Claudia Meireles Comer um tipo de carne vermelha eleva o risco de demência, diz Harvard Saúde Beber chá verde todos os dias pode ajudar na prevenção da demência Apesar disso, é feita uma ressalva: a associação só se aplica se o consumo do café for feito sem açúcar e com cafeína. Isso ocorre pois algumas propriedades da cafeína podem estar protegendo o cérebro contra a demência e provavelmente o açúcar e os adoçantes artificiais interferem nos benefícios. Novos estudos serão necessários para desvendar melhor a questão. Como foi feito o estudo Os participantes foram divididos em cinco grupos: não consumidores de café, nenhuma ou uma xícara por dia, uma a duas xícaras por dia, duas a três xícaras por dia e mais de três xícaras por dia. Café é aliado na luta contra a demência As pessoas que consumiram mais de três xícaras de café por dia tiveram melhores resultados. Porém, quando comparados com quem não bebeu, o estudo revelou que qualquer um dos grupos consumidores de café tinha 34% menos de chance de desenvolver Alzheimer e doenças relacionadas, 37% menos risco de desenvolver Parkinson e 47% menos chance de morrer com alguma doença neurodegenerativa. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Erro em experimento de Cambridge revela caminho para novos remédios 13 de março de 2026 Descoberta acidental levou cientistas a criar reação química mais simples para modificar moléculas usadas no desenvolvimento de remédios Read More
Caso Hungria: saiba como o etanol é usado como antídoto para o metanol 2 de outubro de 2025 O rapper Hungria, de 34 anos, foi internado na manhã desta quinta-feira (2/10) no Hospital DF Star, em Brasília, com suspeita de intoxicação por metanol. Segundo a equipe médica, o artista apresentou cefaleia, náuseas, vômitos, visão turva e acidose metabólica. O caso faz parte de uma série de hospitalizações ligadas… Read More
Notícias Fadiga menstrual: saiba alimentos que ajudam a evitar o cansaço 27 de dezembro de 2023 Além de variações de humor, inchaço e cólica, a menstruação pode vir acompanhada de uma sensação de cansaço extremo, um desânimo que atrapalha as mulheres nas atividades habituais. Essa sensação é chamada de fadiga menstrual e ocorre devido à diminuição dos níveis de estrogênio no corpo. A queda do hormônio… Read More