Estudo descobre como bactéria saudável consegue quebrar glicose Ouvir 31 de janeiro de 2025 Uma investigação feita por cientistas britânicos mostrou como uma bactéria que vive no intestino humano consegue usar mais de 60 enzimas diferentes para quebrar as complexas moléculas de açúcar dos alimentos que ingerimos. A Akkermansia muciniphila ganhou destaque em um estudo publicado nesta sexta-feira (31/1) na revista Nature Microbiology. O objetivo da pesquisa era entender como esse aliado microscópico conseguia quebrar partículas de mucina, uma proteína de cadeias fortes que se aloja na superfície interna do intestino. Leia também Saúde Dieta mediterrânea altera bactérias intestinais que melhoram a memória Saúde Quais são as bactérias mais perigosas do mundo? Saúde Pesquisa descobre ponto fraco de bactérias resistentes a antibióticos Saúde OMS lista 17 bactérias e vírus prioritários para novas vacinas No estudo, a equipe da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu 66 enzimas que a bactéria utiliza para quebrar as moléculas complexas. Segundo os pesquisadores, entender o processo é vital para descobrir o complexo arranjo que os micróbios intestinais usam para modelar o metabolismo humano. “Esta é a primeira vez que vemos como as bactérias conseguem quebrar estruturas com ligações tão complexas. Observamos pela primeira vez como esse conjunto de enzimas conseguiu dissolver completamente a mucina. Ao elencar essas enzimas, portanto, ganhamos meios de medir e identificar suas possíveis ausências em diferentes sistemas intestinais”, afirma a microbióloga Lucy Crouch, líder do estudo, em comunicado à imprensa. A pesquisa foi feita usando muco retirado de um modelo de porco. As bactérias foram colocadas para interagir com a glicose presente no muco e, graças a uma série de exames com contraste e de ultrassom, foi possível observar sua atividade em nível químico e microscópico. Segundo os investigadores, a A. muciniphila foi uma das primeiras bactérias a colonizar o corpo humano, já que sua ação é essencial para quebrar as estruturas do leite materno e sua presença no organismo indica uma microbiota intestinal saudável. Bactéria indica intestino saudável A pesquisa também destacou que a compreensão dessas enzimas pode ajudar a identificar problemas de saúde, dado que os glicanos presentes na mucina são usados como receptores para elementos causadores de doenças, como a toxina Shiga. Estudos sugerem que uma dieta rica em fibras, por aumentar a incidência do muco intestinal, pode aumentar a quantidade da bactéria no intestino, promovendo um ambiente intestinal mais equilibrado. “Sabemos que AM é uma bactéria extremamente importante, e os níveis dela podem ser um bom indicador da saúde geral. Elas são sempre benéficas para o intestino, e níveis mais baixos estão associados a doenças inflamatórias e diabetes”, indica Crouch. A microbiota intestinal é composta por milhões de bactérias e é diferente para cada pessoa Aliada da saúde A descoberta de como a A. muciniphila quebra os açúcares no muco abre portas para novas abordagens terapêuticas, levando ao desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para problemas digestivos. A identificação das enzimas que quebram a mucina permite que os pesquisadores explorem como esses mecanismos podem ser utilizados para tratar distúrbios do intestino ou até mesmo modificar a flora intestinal em doenças crônicas. As implicações vão além da digestão. Como a bactéria interage com os glicanos encontrados em leite materno humano, os cientistas sugerem que ela pode ter um papel potencial na modulação do sistema imunológico e na proteção contra agentes patogênicos, o que poderia abrir caminho para novas terapias preventivas. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Benefícios da banana compensam suas calorias? Nutris comentam 8 de dezembro de 2023 Não faltam frutas na flora brasileira, mas uma delas tem um lugar de destaque nas mesas do país: a banana. Diversas variedades da fruta se espalharam pelo território nacional mas, por seu sabor adocicado, ela ganhou a fama de ser excessivamente calórica. Os nutricionistas apontam, porém, que as calorias não… Read More
Notícias Está estagnado? Expert ensina estratégias para evoluir na academia 13 de março de 2024 Você já incorporou exercícios físicos à rotina e até já gosta de sair de casa para ir treinar? Muitas pessoas que chegam a esse patamar se deparam com um momento em que os resultados deixam de aparecer, apesar de estarem mantendo a dedicação e a frequência nos treinos. Segundo a… Read More
Leite semidesnatado pode reduzir risco de doenças mentais, diz estudo 6 de janeiro de 2025 Incluir leite semidesnatado no dia a dia pode reduzir o risco de depressão e ansiedade, sugere uma pesquisa conduzida pela Universidade Médica do Sul da China. O estudo revelou que a bebida pode ter efeitos benéficos no cérebro graças ao equilíbrio de gorduras, que ajuda a aumentar os níveis dos… Read More