Vitamina D pode ajudar no tratamento de doença crônica do fígado Ouvir 28 de julho de 2025 A vitamina D, mais conhecida por seu papel na saúde dos ossos, pode também ter um efeito protetor importante sobre o fígado. Um estudo recente da Universidade Nacional de Chungnam, na Coreia do Sul, mostrou que o suplemento reduz os danos provocados pela doença hepática crônica (DHC) ao ativar uma proteína específica nas células dos ductos biliares, chamadas colangiócitos. A doença hepática crônica afeta cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Na maioria dos casos, progride de forma silenciosa e só é descoberta em estágios mais avançados, quando pode evoluir para cirrose ou câncer. Como o transplante de fígado ainda é a única opção em muitos casos, buscar formas de frear o avanço da doença se tornou uma prioridade para a ciência. Leia também Vida & Estilo Vitamina D: saiba mais sobre o hormônio e como ele impacta a imunidade Saúde Tomar vitamina D de manhã ou à noite? Especialistas respondem Saúde Estudo reforça utilidade de vitamina comum para rejuvenescer a pele Vida & Estilo Semente rica em vitamina E combate envelhecimento e promove saciedade Proteção celular contra a inflamação No estudo, publicado em maio na revista Nature Communications, os pesquisadores observaram que pacientes com baixos níveis de vitamina D apresentavam uma resposta mais intensa às lesões no fígado. Essa reação incluía uma proliferação exagerada dos colangiócitos — células que tentam reparar o órgão, mas que, quando ativadas por muito tempo, acabam contribuindo para inflamação e fibrose. “Nossos dados mostram que níveis baixos de vitamina D estão associados a uma reação ductular mais severa em pacientes com doença hepática crônica”, afirmou o professor Hyo-Jung Kwon, líder do estudo, em comunicado. Nos testes com camundongos, a vitamina D aumentou a produção de TXNIP, uma proteína que ajuda a regular a resposta celular ao estresse. Quando essa proteína foi bloqueada, a inflamação se intensificou e houve maior acúmulo de colágeno, marcador da progressão da fibrose. Pesquisa ainda será testada em humanos Os cientistas também observaram, em experimentos de laboratório, que a falta de TXNIP leva os colangiócitos a secretarem substâncias inflamatórias como TNF-α e TGF-β. Isso ativa outras células do fígado e agrava o quadro inflamatório. A descoberta aponta para um novo alvo terapêutico. “Nossos dados pré-clínicos revelam um novo mecanismo pelo qual a suplementação de vitamina D melhora as doenças hepáticas crônicas. O eixo vitamina D/TXNIP pode ser um alvo promissor para o tratamento da reação ductular e da progressão da fibrose”, diz Kwon. Embora os resultados sejam promissores, o grupo alerta que mais estudos são necessários antes que a vitamina D possa ser indicada como tratamento complementar. Se os efeitos forem confirmados em humanos, o suplemento pode se tornar uma alternativa segura e acessível para milhões de pessoas no mundo todo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
11 dicas para incluir proteína vegetal na dieta e ganhar massa magra 27 de junho de 2025 A busca pelo aumento da massa muscular é um objetivo comum entre aqueles que desejam melhorar a saúde e a aparência física. Para atingir esse resultado, além de seguir um programa de treinamento eficaz, é essencial manter uma alimentação adequada, o que garante ganhos mais consistentes. Leia também Vida &… Read More
Adultos devem fazer exame de colesterol hereditário ao menos uma vez 17 de julho de 2026 Nova diretriz recomenda medir a lipoproteína(a), alteração genética associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares Read More
Notícias Personal trainer ensina 5 treinos para trincar o abdômen 14 de abril de 2025 A região abdominal é a que mais armazena o excesso de gordura corporal, depositado entre a pele e os músculos. Para ter uma barriga trincada é preciso controlar a alimentação e fazer exercícios localizados. A personal trainer Mirela Medeiros, da Competition, compartilha cinco treinos para fortalecer o abdômen. Qual é a… Read More