Comida apimentada protege coração e cérebro, sugere estudo Ouvir 9 de agosto de 2025 Um estudo chinês detectou uma possível relação entre o consumo habitual de alimentos picantes e uma menor incidência de doenças que afetam o cérebro e o coração. Os resultados, publicados na revista Chinese Journal of Epidemiology, foram obtidos a partir de dados coletados durante 21 anos e relativos a mais de 50 mil habitantes do município de Pengzhou, em Sichuan, província da China conhecida pela gastronomia rica em pimentas. Com base em pesquisas iniciadas em 2004, os pesquisadores avaliaram fatores como a frequência do consumo de pimenta, o grau de picância preferido, as formas habituais de consumo e a idade em que a alimentação picante foi incorporada regularmente à dieta. Picante com moderação Segundo o estudo, as pessoas que consomem alimentos picantes seis ou sete vezes por semana apresentam 11% menos risco de sofrer doenças cardio e cerebrovasculares do que aquelas que raramente os incluem na alimentação. Os dados também sugerem uma redução de 14% na probabilidade de ter cardiopatias isquêmicas. Para doenças cerebrovasculares e acidentes vasculares cerebrais, os riscos apontados são, respectivamente 12% e 15% mais baixos. Quanto ao nível de picância, aqueles que preferem um sabor moderadamente picante teriam, segundo a análise, 14% menos probabilidade de desenvolver as doenças, contra 9% dos apreciadores de picante intenso e 7% dos que optam por sabores suaves. Leia também Gastronomia Pimenta: veja as mais comuns no Brasil, seus benefícios e como usá-las Saúde Coma pimenta durante a gravidez, dizem cientistas. Saiba o porquê Vida & Estilo Cúrcuma com pimenta-do-reino: veja benefícios da combinação poderosa Saúde De alho a pimenta, tratamentos caseiros podem ser nocivos para a pele Segredo é composto ativo No entanto, observou-se que os benefícios aparecem independentemente da forma de consumo da pimenta — seja fresca, seca, em óleo ou em molhos. O estudo está alinhado a pesquisas anteriores na China que destacaram o papel da capsaicina, composto ativo da pimenta, na dilatação dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial. Os pesquisadores ressaltaram que os mecanismos por trás dessas associações ainda não foram identificados com certeza, em parte devido à falta de dados sobre as quantidades exatas consumidas, a frequência diária ou a tolerância individual ao picante. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Jovem com doença misteriosa sofre queimaduras na pele toda vez que ri 27 de fevereiro de 2025 A influenciadora digital inglesa Beth Tsangarides, de 21 anos, tem uma doença misteriosa que a faz sofrer queimaduras graves na pele com os estímulos mais sutis. No início de fevereiro, por exemplo, ela foi internada com feridas no rosto causadas por uma alergia extrema à própria risada. Apesar de fazer tratamento… Read More
Notícias Ferro: saiba a importância do mineral e em quais alimentos encontrá-lo 20 de novembro de 2025 O ferro é um mineral essencial para o nosso corpo, principalmente por ser um componente fundamental da hemoglobina, a proteína presente nas hemácias e a responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Além disso, o ferro é importante para a função muscular e o sistema imunológico, contribuindo para uma resposta… Read More
Notícias Médicas explicam 10 mitos e verdades sobre suplementos para emagrecer 6 de fevereiro de 2025 Será que o whey protein dá acne? A creatina engorda, dá pedra nos rins ou faz o cabelo cair? Não importa o tipo, os suplementos mais comuns nas academias sempre geram dúvidas em quem está começando a se preocupar com os treinos e a alimentação. Para esclarecer os mitos e… Read More