TDHA e autismo: saiba principais diferenças entre os transtornos Ouvir 28 de novembro de 2023 Entre os pais de crianças e adolescentes com sinais de neurodivergência, existe uma angústia constante: muitos dos transtornos têm sinais parecidos e por vezes é difícil determinar qual condição afeta os pequenos. A confusão é muito comum entre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o transtorno do espectro autista (TEA), por exemplo. Embora possam ocorrer simultaneamente, são duas condições diferentes. Leia também Saúde Tem TDAH? Confira alimentos para reduzir a falta de concentração Brasil Censo: inclusão de autismo e TDAH é aprovada em comissão da Câmara Saúde Dificuldade para manter o foco? Conheça os sintomas do TDAH Saúde Autismo: quais são os sinais do diagnóstico de Letícia Sabatella TDAH e autismo: principais diferenças Para ajudar a identificar os sinais, as psicólogas Ariádny Abbud e Nathalia Heringer, especialistas em saúde mental infantil e adolescente, fundadoras do Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil (INPI) e criadoras do podcast Infância com Ciência, explicam as principais diferenças entre os transtornos. Popularmente conhecido como hiperatividade, o TDAH está associado ao descontrole. “Na primeira infância, ele se manifesta por dificuldades comportamentais e na regulação emocional, além de impulsividade motora. O transtorno engloba três categorias de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade”, esclarece Ariádny. Já o indivíduo com autismo apresenta dificuldade de comunicação e interação social, em geral associada a comportamentos repetitivos e padrões restritivos de interesse. “No TEA, nos dois primeiros anos de vida, há muito interesse da criança em seus cuidadores principais, especialmente na mãe, o que não acontece em outros transtornos. Por isso, após este período, geralmente é ela que percebe os primeiros sintomas, pois a interação é impactada pelas dificuldades de relacionamento social”, explica Nathalia. O autismo possui três graus distintos, do 1, o mais leve, ao 3, o mais severo Sintomas do TDHA na infância Não conseguir ficar parado e sentado; Estar constantemente em movimento, subindo e correndo em qualquer lugar ou contexto; Necessitar estar sempre em alguma atividade; Falar excessivamente; Ter dificuldade em esperar a vez ou revezar; Ter o hábito de interromper as pessoas; Ter dificuldade de permanecer em atividades calmas. Sintomas do autismo na infância O TEA possui diferentes níveis e seus sintomas variam de acordo com a necessidade de ajuda que o paciente com a condição precisa. Muitas pessoas com autismo grau 1 (leve), por exemplo, só são diagnosticadas na idade adulta. Alguns sintomas, porém, são mais visíveis nos dois primeiros anos de vida — antes que as crianças aprendam a “mascarar” a condição. São eles: Raro contato visual; Falta de resposta quando é chamado; Quase ausência de sorrisos ou outras expressões faciais antes dos 9 meses; Perda moderada a grave de tônus muscular; Ausência de balbucios antes de 12 meses; Menor quantidade de gestos comunicativos, como apontar, mostrar ou acenar com intenção comunicativa antes dos 12 meses; Não falar palavras antes dos 16 meses, ou não ter intenção de se comunicar; Baixa interação social; Regulação emocional atípica; Comportamentos repetitivos envolvendo movimentos corporais ou uso atípico de objetos. Quadro mostra diferenças entre alguns transtornos A importância do diagnóstico precoce Além de confortar e orientar os pais e responsáveis, o diagnóstico precoce é fundamental para dar o cuidado adequado aos pequenos. “Sempre ressalto que cada caso é único e, por meio do tratamento, vamos ajudar essas crianças a enfrentar suas dificuldades e respeitar suas limitações”, explica Nathalia. Ariádny lembra que os pais precisam ser co-terapeutas de seus filhos. “Aprender como regular as emoções, a manejar o comportamento interferente e adotar estratégias para ajudar os pequenos é essencial”, conta a psicóloga. Para ter essas ferramentas, é preciso primeiro procurar um profissional especializado que possa orientar o tratamento. “Os pais não devem presumir que aquele comportamento é ‘normal’ ou que ‘com o tempo passa’. Sempre que houver uma dúvida a respeito do desenvolvimento ou conduta, é o momento de se buscar ajuda”, aconselha Nathalia. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
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