Comidas gordurosas dificultam alívio do estresse no corpo, diz estudo Ouvir 11 de dezembro de 2023 Você é daqueles que em momentos de estresse recorre a uma pizza, um sorvete ou um chocolate? É comum que as pessoas descontem as frustrações do dia a dia na comida, especialmente a gordurosa, mas uma pesquisa recente apontou que isso não alivia o estresse: ao contrário, pode prejudicar a recuperação do corpo. Segundo os cientistas da Universidade de Birmingham, do Reino Unido, em um estudo publicado na revista científica Frontiers in Nutrition em novembro, os alimentos panificados, gordurosos e excessivamente doces, que costumam ser os queridinhos quando o assunto é comida de conforto, acabam reduzindo a oxigenação cerebral e causando piora na função vascular em adultos. Esse impacto circulatório mantém os hormônios do estresse, especialmente o cortisol, por mais tempo em ação e circulação no corpo. Leia também Saúde Chá de flores de cravo pode reduzir estresse e fadiga. Veja benefícios Saúde Ficar sozinho pode ser benéfico para controlar o estresse, diz estudo Saúde Além do estresse: conheça outras funções do cortisol no organismo Saúde Ansiedade silenciosa: os sintomas da condição confundida com estresse Como foi feita a pesquisa? A pesquisa foi feita com 22 adultos saudáveis divididos em dois grupos. O primeiro ingeriu dois croissants com dose extra de manteiga após horas de jejum e o segundo recebeu uma porção de frutas com pouca gordura: maçãs, uvas e frutas vermelhas. Em seguida, eles foram estimulados a fazer uma série de contas matemáticas sem auxílio de papel ou tecnologia. O tempo para dar a resposta diminuía a cada momento e um aviso sonoro avisava a cada vez que eles erravam. A prova foi pensada para reproduzir o estresse de estudantes e trabalhadores de todo o mundo. A investigação apontou que consumir alimentos gordurosos quando mentalmente estressado reduziu a função vascular em 1,74%. Estudos anteriores demonstraram que uma queda de 1% na função vascular leva a uma diminuição de 13% na limpeza do organismo para retirar respostas ao estresse, como o cortisol e citocinas pró-inflamatórias. Ao comer os croissants, os voluntários tiveram essa redução vascular mantida com o tempo, ficando ativa até em 90 minutos. Entre os que tiveram refeições saudáveis, ela durou cerca de um terço deste tempo. “Observamos jovens saudáveis de 18 a 30 anos para este estudo e percebemos uma diferença significativa em como seus corpos se recuperam do estresse quando comem alimentos gordurosos. É impressionante. Para pessoas que já apresentam um risco aumentado de doenças cardiovasculares, os impactos podem ser ainda mais graves”, explica a professora de psicologia Jet Veldhuijzen van Zanten, principal autora do estudo, em comunicado à imprensa. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Dieta vegana é capaz de aumentar a libido de mulheres, diz estudo 8 de janeiro de 2024 Além de melhorar a saúde do coração e auxiliar na manutenção do peso saudável, as dietas veganas podem aumentar o desejo sexual, segundo pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Eles acreditam que comer mais plantas pode melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a função sexual. Leia também Vida… Read More
Notícias EUA: paciente morre após infecção por “ameba comedora de cérebro” 24 de julho de 2025 Um paciente internado em um hospital infantil na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, morreu após ser infectado pela ameba Naegleria fowleri, que é conhecida como “comedora de cérebro”. O caso foi confirmado pelo Prisma Health Children’s Hospital-Midlands, nessa terça-feira (22/7). O paciente, que não teve o sexo nem a… Read More
Menopausa precoce: alertas do corpo que muitas mulheres não percebem 6 de março de 2026 Saiba identificar os sinais da menopausa precoce. Descubra 8 alertas importantes do corpo e como tratá-los para manter a qualidade de vida Read More