Dor de cabeça depois de beber vinho pode durar até 3 dias. Entenda Ouvir 20 de dezembro de 2023 Cerca de 15% da população mundial convive com dores de cabeça constantes, e as taças de vinhos são culpadas por parte deste desconforto. Algumas cefaleias são desencadeadas por substâncias contidas na bebida. “O consumo de bebidas alcoólicas é uma das causas mais comuns de dores de cabeça, com dois tipos: primária e atrasada. Ambas podem durar até três dias, mas enquanto a primária ou imediata começa dentro de três horas após a ingestão, a tardia começa entre cinco e doze horas após a ingestão”, explica o biólogo Manuel Peinado Lorca, ex-reitor da Universidade Alcalá, da Espanha, em artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation. De acordo com Lorca, quando as dores de cabeça são desencadeadas pelo vinho tinto, elas resultam de reações do corpo aos flavonoides ou aos taninos. Entre os flavonoides, a quercetina aparece como uma das maiores culpadas. Leia também Vida & Estilo Saiba como seu corpo reage se você tomar vinho todos os dias Gastronomia É Natal: aprenda a fazer rabanada recheada ao vinho Saúde Tem dor de cabeça com só uma taça de vinho? Estudo explica por que Conteúdo especial Tudo o que você precisa saber antes de comprar um bom vinho A quercetina no vinho A quercetina é muito associada ao vinho tinto, em média a concentração dela é 10 vezes maior no vinho tinto do no branco. Essa substância é encontrada em muitos vegetais, como repolho, cebola, alcaparras e maçã. Ele é metabolizada pelo corpo como uma toxina e eliminada na urina. O problema não é o flavonoide em si, mas a sua reação combinada com o álcool. Quando a quercetina chega à corrente sanguínea, o corpo a converte em uma forma diferente, chamada glicuronídeo de quercetina, que bloqueia o metabolismo do álcool, atrasando o processo de limpeza do organismo em até 50%. Desta maneira, as pessoas suscetíveis a este composto apresentam um alto nível de intoxicação. Quercetina presente no vinho reage com o álcool e provoca intoxicações Nem todos se intoxicam. Por que? Por que algumas pessoas podem beber vinho tinto sem sentir nenhum efeito, enquanto outras sentem dor de cabeça ao consumir até pequenas quantidades da bebida? Os vinhos têm diferentes níveis do componente, então a reação do indíviduo pode ser distinta dependendo da variação da bebida escolhida. Uvas muito adocicadas acabam causando mais dor de cabeça, pois há mais quercetina nelas. Além disso, as enzimas específicas que processam a quercetina podem diferir de pessoa para pessoa. Ou seja, a intoxicação depende da concentração de outros componentes no organismo que as pesquisas ainda estão tentando mapear. Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Arte explicando a diferença entre os vinhos Arte/Metrópoles Voltar Progredir 0 Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Pesquisa projeta aumento de 112% de casos de Parkinson até 2050 26 de abril de 2025 O principal fator de risco para o Parkinson continua sendo o envelhecimento, mas a doença já é vista em todas as idades, sendo cada vez mais comum o chamado Parkinson precoce. É o que diz a neurologista Flávia Rolim, do Departamento Científico de Transtornos do Movimento da Associação Brasileira de… Read More
Oftalmologista ensina a usar cílio postiço sem colocar olhos em risco 26 de fevereiro de 2025 A preferência por cílios longos e volumosos já é tendência há algum tempo, o que incentiva muitas mulheres a recorrerem aos fios postiços. No entanto, o uso incorreto coloca a saúde ocular em sério risco – como no caso da atriz Regina Casé, que perdeu a visão por dois dias…. Read More
Estudo sugere que comer menos proteína pode atrasar o câncer de fígado 6 de março de 2026 Estudo feito com camundongos observou menor crescimento de tumores de câncer de fígado em animais que reduziram ingestão de proteína Read More