Oftalmologista indica os melhores alimentos para a visão Ouvir 30 de maio de 2024 Assim como todo o nosso corpo, os olhos também são atingidos por uma variedade de doenças que limitam a visão e, com isso, a qualidade de vida. Contudo, nos casos em que a genética não é imbatível, é possível prevenir esses problemas com um estilo de vida saudável. Isso inclui adicionar alguns alimentos à dieta. A oftalmologista Nubia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, destaca que uma alimentação saudável é boa para qualquer tipo de comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial. Além disso, uma dieta balanceada pode proteger a visão. Leia também Saúde Oftalmologista ensina a usar cílios postiços sem correr riscos Saúde Bebês podem precisar usar lentes de contato. Oftalmologista explica Saúde Óculos escuros para crianças? Oftalmologista dá dicas aos pais Bem-Estar Esportes de praia oferecem riscos aos olhos? Oftalmologista explica “Se você tem uma boa alimentação balanceada, com todos os grupos de alimentos, e associada a exercício físico, isso diminui a quantidade de radicais livres, melhorando a saúde ocular”, diz a profissional. Alimentos que fazem bem a visão A oftalmologista aponta algumas opções alimentares que fazem especialmente bem para os olhos. Confira: Alimentos ricos em ômega 3 como os peixes, como o salmão e a cavalinha; Legumes, leguminosas e folhas verdes, pois são ricos em vitamina e vitamina C. Além disso, alguns têm substratos como a luteína e a zeaxantina que são excelentes para a mácula (retina); Oleaginosas, como linhaça, castanhas, pistache e amêndoas, ricas em zinco, o que ajuda na prevenção de degeneração macular, bem como da catarata; Carne vermelha, que contêm ferro e zinco, nutrientes que ajudam na absorção de vitaminas. Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Estudo sugere que filhos do meio são mais honestos e humildes 25 de dezembro de 2024 Entre piadas e memes que os retratam como os “esquecidos” da família, os filhos do meio ganham destaque em um novo estudo sobre características de personalidade. A pesquisa sugere que os filhos do meio tendem a ser mais honestos, agradáveis e humildes do que os irmãos mais velhos, mais novos… Read More
Estudo associa ingestão excessiva de sal a risco de dermatite atópica 28 de novembro de 2024 Uma dieta mais salgada pode trazer impactos na saúde da pele, elevando o risco de dermatite atópica, inflamação que provoca lesões que coçam. O elo entre a alimentação e a doença crônica foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em estudo publicado no Jama Dermatology. Os… Read More
Notícias Fisioterapeuta sugere exercícios de pilates para melhorar na academia 6 de novembro de 2023 A conciliação do pilates com a musculação está ganhando cada vez mais adeptos. Ou seja, a concentração e a flexibilidade obtida no pilates com a força e hipertrofia da musculação permitem diversos benefícios. Nesse sentido, a fisioterapeuta Josi Araújo sugere exercícios da prática para melhorar o desempenho na academia. Leia… Read More