Alimentos ultraprocessados diminuem expectativa de vida, diz estudo Ouvir 11 de julho de 2024 Os alimentos ultraprocessados passam por uma série de procedimentos químicos para realçar o sabor e aumentar a durabilidade. Esses produtos geralmente são pobres em nutrientes essenciais e ricos em açúcares, gorduras e sódio. Um estudo publicado na revista BMJ Global Health revelou que o consumo regular de alimentos ultraprocessados está associado a uma redução da expectativa de vida. Leia também Saúde Excesso de ultraprocessados pode causar insônia crônica, sugere estudo Saúde Ultraprocessados podem afetar a memória, sugere estudo de Harvard Saúde Estudo brasileiro afirma que ultraprocessados afetam a saúde mental Vida & Estilo Dependência em ultraprocessados é tão perigosa quanto a do cigarro Risco dos alimentos ultraprocessados Realizada ao longo de uma década, envolvendo mais de 100 mil participantes, a pesquisa apontou que o maior consumo de alimentos ultraprocessados na dieta representa um risco 20% maior de morte prematura. De acordo com a pesquisa, o consumo de alimentos ultraprocessados está relacionado a cerca de 57 mil mortes por ano entre brasileiros. Além disso, entre 2002 e 2018, o consumo desse tipo de alimento aumentou expressivamente, passando de 12,6% para 18,4%. Leia a notícia completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Celulite: entenda os tipos, causas e opções de tratamento 2 de maio de 2025 Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, uma alteração estética caracterizada por ondulações e depressões na pele, especialmente nas regiões dos glúteos, coxas e quadris. Embora não seja uma doença, a condição pode gerar desconforto e impactar a autoestima de muitas pessoas. Fatores como predisposição genética, oscilações hormonais e… Read More
Notícias Alguma fruta pode ter tanta proteína quanto o ovo? Entenda 19 de março de 2025 O ovo é considerado uma das melhores fontes de proteína disponíveis — cada 50 g têm cerca de seis a sete gramas do nutriente. Na busca por opções para diversificar o cardápio e garantir a ingestão das proteínas, muitas pessoas optam por frutas que são conhecidas pelo alto teor da… Read More
Notícias Remissão de pré-diabetes é possível sem perda de peso, aponta estudo 4 de outubro de 2025 *O artigo foi escrito pelos pesquisadores Andreas L. Birkenfeld e Reiner Jumpertz-von Schwartzenberg, ambos da Universidade de Tübingen, da Alemanha, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Há uma crença de longa data na prevenção do diabetes de que a perda de peso é a principal forma de reduzir o… Read More