Pesquisa aponta detalhe inusitado para quem usa azeite na alimentação Ouvir 14 de agosto de 2024 Você já deve ter ouvido falar dos vários benefícios à saúde de incluir o azeite de oliva na dieta. Uma das vantagens mais conhecidas do alimento são suas gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Uma pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association em julho alerta para um detalhe curioso sobre o assunto. De acordo com o trabalho, os efeitos benéficos de incluir uma dose extra do azeite de oliva são garantidos apenas para quem não tinha o hábito de consumir o alimento. Leia também Saúde Nutróloga indica 4 opções saudáveis para substituir o azeite de oliva Saúde Harvard: azeite pode reduzir risco de morte relacionada à demência Vida & Estilo Azeites fraudados representam risco à saúde; aprenda como identificar Gastronomia Azeite brasileiro é considerado o melhor do mundo em prêmio italiano O estudo contou com a ajuda de 40 adultos com idades entre 18 e 79 anos, todos com colesterol alto ou com marcadores limítrofes de risco. Eles passaram oito semanas em uma dieta vegana inspirada no padrão mediterrâneo, que é conhecida pelo benefício à saúde do coração. As refeições diárias tinham uma quantidade de calorias determinada para ajudar na redução do colesterol. Os voluntários foram divididos em dois grupos: além da dieta padrão, os integrantes do primeiro grupo consumiram quatro colheres de chá de azeite durante as quatro primeiras semanas do estudo. Depois, houve uma troca: os integrantes do grupo que não estavam usando o óleo começaram a fazê-lo na segunda metade do período e houve uma semana de “folga” entre as duas etapas do estudo. Incluir azeite extra na dieta fez diferença? Os pesquisadores perceberam que ambos cenários levaram a melhorias nos perfis cardiometabólicos – redução do colesterol, melhora nos níveis de açúcar no sangue e de marcadores de inflamação no organismo – dos participantes. Entretanto, a ordem na qual o azeite extra foi inserido na alimentação fez diferença. Quem começou o estudo consumindo quatro colheres do óleo a mais e depois deixou de fazê-lo experimentou uma queda mais acentuada do colesterol ruim (LDL) no final do estudo. Por outro lado, quem adicionou o azeite depois de fazer a dieta mediterrânea não continuou reduzindo o LDL. Ou seja, o colesterol caiu ao adotar o cardápio, mas depois de incluir o azeite, ele ficou estacionado. “Embora ambas as dietas tenham melhorado o fenótipo metabólico, uma intervenção com baixo teor de azeite pode proporcionar redução superior do LDL em indivíduos com maior risco. A adição após o consumo de pequenas quantidades pode impedir a redução de riscos”, apontaram os pesquisadores. Em suas conclusões, eles indicam que os famosos benefícios de redução do colesterol de quem integra o azeite na dieta só funcionam para quem inclui o alimento logo no início do plano de reeducação alimentar. Para quem já está fazendo uma dieta e conseguindo bons resultados, os especialistas indicam não fazer a adição extra. Gorduras boas e antioxidantes são encontrados no azeite extra virgem Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Inverno: é verdade que a imunidade baixa por causa do frio? Entenda 11 de julho de 2025 Chegou o frio e, com ele, a impressão de que todo mundo está doente. Muita gente associa o inverno ao aumento de gripes e resfriados, mas será que a imunidade realmente cai nessa época do ano? Em partes, sim. Segundo os especialistas ouvidos pelo Metrópoles, o frio por si só… Read More
Gripe aviária está a uma mutação de ser transmitida entre humanos 10 de dezembro de 2024 Os casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe aviária (H5N1) se tornaram mais frequentes neste ano conforme a doença começou a afetar mamíferos, inclusive em fazendas de gado nos Estados Unidos. Apesar do aumento de casos e de episódios preocupantes, como a grave infecção de um adolescente no… Read More
Saiba 5 dicas simples para deixar o sedentarismo de vez 22 de agosto de 2025 O sedentarismo é responsável por uma parcela significativa de doenças, incluindo 6% das cardíacas coronárias, 7% dos casos de diabetes tipo 2 e 10% dos diagnósticos de câncer de mama e de cólon, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, pode agravar problemas de saúde mental. Não é… Read More