Cientistas apontam dica simples para ajudar no controle da pressão Ouvir 22 de agosto de 2024 Uma pesquisa publicada no periódico científico BMC Medicine, nesta quinta-feira (22/8), sugere que substituir o leite de vaca por opções vegetais traz vantagens para a prevenção de doenças cardiovasculares, pressão alta e osteoporose. Os leites vegetais são bastante consumidos pelos adeptos da dieta vegana e por pessoas com intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite. As bebidas vegetais são excelentes fontes de fibras e minerais e, entre as opções disponíveis, estão os leites de soja, coco, aveia, castanhas, arroz e inhame. Leia também Saúde Hipertensão: confira 8 alimentos que ajudam a baixar a pressão alta Saúde Conheça um chá que ajuda a controlar a pressão alta Vida & Estilo Pessoas com pressão alta devem malhar de manhã? Entenda a teoria Saúde Hipertensão: tudo o que você precisa saber sobre a pressão alta O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, do Canadá. Analisando 17 trabalhos anteriores, que envolveram ao menos 500 voluntários, eles avaliaram os efeitos da substituição do leite de vaca pelo leite de soja. As pesquisas anteriores tiveram uma duração média de quatro semanas e o consumo médio dos voluntários era de 500 ml de leite diariamente, seja de origem láctea ou de soja. Ao analisar as informações de saúde dos voluntários, os pesquisadores repararam que os leites vegetais apresentaram vantagens quando analisados os indicadores de saúde relacionados às doenças cardiovasculares e o nível de inflamação do corpo. Os voluntários que adotaram a opção vegetal também apresentaram melhor controle de pressão arterial. Os pesquisadores também observaram que, em média, o teor total de açúcar nos leites vegetais era, aproximadamente, 60% menor do que no leite de vaca nos ensaios analisados. “Evidências atuais fornecem uma boa indicação de que substituir o leite de vaca por leite de soja pode resultar em vantagens com reduções pequenas a moderadas para lipídios sanguíneos (gorduras), pressão alta e inflamação em adultos”, disseram os autores no artigo. Os cientistas sugerem a realização de estudos mais amplos para consolidar as evidências. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Genética pode influenciar idade do diagnóstico de autismo, diz estudo 16 de janeiro de 2026 Estudo achou dois caminhos de desenvolvimento ligados a variantes genéticas distintas, o que pode explicar diagnósticos precoces e tardios Read More
Notícias Chá de alcachofra: como bebida antioxidante melhora a saúde do fígado 20 de outubro de 2025 Com sabor levemente amargo e aroma marcante, o chá de alcachofra se tornou uma das opções naturais que ajudam o corpo a funcionar melhor. Entre os seus benefícios está a melhora da digestão e a contribuição para a saúde do fígado, graças à presença de compostos antioxidantes e substâncias que… Read More
Saburra lingual: entenda o que pode estar deixando sua língua branca 25 de março de 2025 Sua língua costuma ficar branca, por mais que você se esforce na escovação? A causa pode ser a saburra lingual, uma massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Esses microrganismos aderem à superfície da língua, geralmente como sintoma de certas doenças. Ela é… Read More