A curcumina é um composto bioativo presente na Cúrcuma Longa, uma planta pertencente à família Zingiberaceae, que você também pode conhecer como açafrão-da-terra.
Esse composto é valorizado tanto na culinária quanto na medicina alternativa, devido às suas alegadas propriedades terapêuticas.
Na alimentação, a cúrcuma é utilizada para enriquecer os pratos com sabor e coloração únicos e promover benefícios à saúde, pela ação antioxidante e anti-inflamatória da curcumina.
Quer aprender mais sobre esse poderoso ativo natural? Continue a leitura para conhecer os benefícios da curcumina para nosso organismo.
11 benefícios da curcumina
Os benefícios da curcumina estão relacionados às diversas funções que o composto bioativo pode exercer:
- suplemento nutricional;
- remédio natural;
- tempero;
- agente colorante;
- aromatizante;
- aditivo dietético.
Todas essas funções demonstram a versatilidade da curcumina na rotina de cuidado com a saúde, que tem chamado a atenção de pesquisadores e entusiastas da área.
A seguir, vamos falar detalhadamente sobre os benefícios da curcumina para nosso bem-estar.
1. Efeito anti-inflamatório
O primeiro efeito da curcumina refere-se às robustas propriedades anti-inflamatórias.
A inflamação é uma resposta natural do nosso corpo, mas quando se torna crônica, pode causar uma miríade de problemas de saúde.
A curcumina atua na inibição de moléculas-chave que participam desse processo inflamatório, consequentemente pode auxiliar na gestão de condições decorrentes da inflamação.
2. Propriedades antioxidantes
Como já mencionamos brevemente, a curcumina também é um poderoso antioxidante.
Isso quer dizer que ela é capaz de neutralizar os radicais livres, espécies reativas de oxigênio que podem danificar células saudáveis e DNA.
Em suma, os antioxidantes são cruciais para proteger nosso corpo do estresse oxidativo, que é um fator de risco para muitas doenças.
3. Reparação muscular
A curcumina também está associada à reparação muscular e à redução de eventual dor tardia, segundo estudos.
Há algumas décadas, pesquisas e ensaios clínicos são feitos para analisar a eficácia e segurança do composto bioativo no controle dos marcadores de dano muscular, o que pode contribuir para uma recuperação muscular mais eficiente.
Sendo assim, o consumo da curcumina por quem tem uma rotina de exercícios pode ser benéfico para agilizar a recuperação, o que possibilita manter intervalos adequados entre as atividades.
4. Melhora cardiovascular
A saúde do coração é, sem dúvida, um ponto que merece nossa atenção. E nesse campo, mais uma vez, os benefícios da curcumina na alimentação se destacam.
Estudos indicam que ela pode melhorar a função dos vasos sanguíneos, conhecida como endotélio.
Além disso, a curcumina pode ajudar a regular os níveis de colesterol e prevenir alguns dos fatores associados à doença arterial coronariana.
5. Favorece a saúde mental
A curcumina também atravessa a barreira hematoencefálica, o que significa que ela pode ter efeitos no cérebro. Por essa razão, o composto foi foco de pesquisas que buscam analisar seus possíveis benefícios para a saúde mental.
Pesquisas mostraram que a curcumina possui potencial para elevar os níveis de neurotrofinas, como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que são vitais para a função cerebral saudável.
O composto bioativo também já demonstrou efeitos positivos na redução de sintomas depressivos.
6. Contribui para a perda de peso
Para aqueles em busca de manter um peso saudável, a curcumina pode ser uma aliada bastante interessante.
Isso porque ela pode influenciar diversos fatores que contribuem para a obesidade, tais como a inflamação crônica e o metabolismo de lipídios. Além disso, estimula a secreção de certos hormônios associados à perda de peso.
7. Aumenta a imunidade
Lembra que mencionamos os benefícios da curcumina relacionados a seus efeitos anti-inflamatórios e propriedades antioxidantes?
Esses benefícios combinados ajudam a criar um ambiente favorável à preservação do sistema imune, vital para a proteção geral do organismo.
8. Melhora a digestão
Entre os benefícios da curcumina para o organismo, um que tem chamado a atenção é a melhora na digestão que o composto bioativo proporciona.
Para exemplificar, uma pesquisa publicada na revista médica BMJ apontou que o açafrão pode ajudar no tratamento de indigestão.
Nesse estudo, mais de 150 pessoas com dispepsia (desconforto ou dor no abdômen) foram submetidas a diferentes tratamentos, incluindo o uso de omeprazol, açafrão ou uma combinação dos dois.
Os resultados mostraram que a curcumina apresentou eficácia comparável ao omeprazol no alívio dos sintomas de indigestão, o que forneceu evidências adicionais do potencial terapêutico dessa substância.
9. Auxilia no controle de diabetes
A curcumina, tem sido estudada pelos cientistas também em relação ao controle da diabetes.
Por influenciar positivamente os níveis de insulina e aumentar a sensibilidade à mesma, pode desempenhar um papel complementar na gestão da glicemia.
10. Melhora a saúde da pele
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da curcumina beneficiam a saúde da pele, outro ponto a favor de sua inserção na dieta.
Ao combater a inflamação e proteger a pele da ação de radicais livres, pode contribuir para atenuar o aparecimento de linhas de expressão, melhorando a elasticidade e a vitalidade cutâneas.
Leia também: Suplementos para a pele: 10 dos melhores com a Nutrify
11. Alivia dores
No quesito alívio de dores, a eficácia da curcumina como um analgésico natural é notável.
Isso está relacionado à capacidade de redução da resposta inflamatória do corpo que o composto tem. Isso pode ajudar a atenuar as sensações de dor de forma geral.
Quais as contraindicações da curcumina?
Embora a curcumina tenha muitos benefícios, há algumas contraindicações a serem consideradas.
Por exemplo, pessoas com problemas de vesícula biliar devem evitar o uso do composto, uma vez que pode estimular a vesícula de maneira prejudicial.
Quem toma anticoagulantes ou medicamentos para diminuir o ácido estomacal também deve ter cautela ao incorporar a curcumina na rotina alimentar.
Ainda que você não se enquadre nos casos acima, é sempre importante contar com orientações de um profissional de saúde habilitado (nutricionista ou médico) antes de iniciar o uso de suplementos de curcumina, especialmente para garantir que sejam seguros e adequados para suas condições específicas de saúde e necessidades.
Conclusão
Os benefícios da curcumina ao organismo são notáveis e têm tomado espaço nas pesquisas científicas.
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do composto são capazes de contribuir para a redução de inflamações, alívio de dores e aumento de imunidade, como mostramos ao longo deste artigo.
Além disso, a curcumina tem demonstrado potencial para reduzir o risco de certas doenças crônicas e melhorar a saúde geral.
No entanto, é essencial estar ciente de suas contraindicações e consultar um profissional de saúde habilitado antes de iniciar o uso de suplementos desse ativo concentrado.
Referências bibliográficas
Costa, R. C., & Hoefel, A. L. (2020). Suplementação da curcumina, como reparador de dano muscular induzido pelo exercício. RBNE – Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 13(82), 998-1008. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1503. Acesso em: 27 de maio de 2024;
Karimian MS, Pirro M, Johnston TP, Majeed M, Sahebkar A. Curcumin and Endothelial Function: Evidence and Mechanisms of Protective Effects. Curr Pharm Des. 2017;23(17):2462-2473. doi: 10.2174/1381612823666170222122822. PMID: 28228072. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28228072/. Acesso em 27 de maio de 2024;
Augusti, L. L., Ibanhe, A.E.S.. A Eficácia da Curcumina na Diminuição dos Sintomas Depressivos: uma revisão sistemática [Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Nutrição]. São Paulo. Faculdade de Saúde Pública da USP. Disponível em https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0a9da095-7dd9-409e-8a4f-dbc1d9ad1857/tcc%20final%20Anne%20Elise%20Salgueiro%20e%20Leonardo%20Lopes%20Augusti.pdf. Acesso em 27 de maio de 2024.
O post 11 benefícios da curcumina para sua saúde apareceu primeiro em Blog Nutrify.